Data: 15/06/2021 17:45 / Autor: Carla de Gragnani / Fonte: Secom - PMSBC

São Bernardo disponibiliza canal para agendamento da vacina contra a Covid-19 pelo celular

A partir desta terça-feira (15/06), o cadastro para recebimento das doses pode ser feito pelo aplicativo SBC na Palma da Mão, disponível na App Store e no Google Play


Cadastro para recebimento das doses pode ser feito pelo aplicativo SBC na Palma da Mão
Cadastro para recebimento das doses pode ser feito pelo aplicativo SBC na Palma da Mão

Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

Para facilitar ainda mais o processo de agendamento da vacina contra a Covid-19 e ampliar a cobertura da campanha de imunização, a Prefeitura de São Bernardo passou a disponibilizar nesta terça-feira (15/06) novo canal destinado ao cadastro e agendamento para recebimento das doses. Agora, é possível realizar o procedimento pelo celular, por meio do aplicativo SBC na Palma da Mão, disponível para download na App Store e no Google Play.

Para os moradores aptos a receber a vacina, basta acessar o app e selecionar a opção Vacina SBC. Na página, é preciso escolher entre 1ª e 2ª doses e selecionar a faixa etária ou o grupo prioritário desejado. O comprovante de agendamento é gerado automaticamente ao final do cadastro e pode ser apresentado no próprio celular no dia da vacinação. De acordo com o prefeito Orlando Morando, a nova funcionalidade garante ainda mais praticidade na marcação da vacina.

É mais uma ferramenta que disponibilizamos para tornar o processo de agendamento mais prático. Muitas pessoas, principalmente ou mais velhos, enfrentam dificuldade em usar o computador, mas têm maior familiaridade com o celular. Queremos facilitar o acesso a estas pessoas, ampliando os índices de vacinação da população e incentivando o retorno aos postos de vacinação dos que já tomaram a primeira dose”, afirmou o chefe do Executivo.

Atualmente, São Bernardo é a quarta cidade no Estado de São Paulo que mais vacinou sua população contra a Covid-19, atrás apenas da Capital, Campinas e Guarulhos. Até o momento foram 350.766 vacinas aplicadas. Nesta segunda-feira (14/06) foi iniciada a vacinação de moradores com idade entre 55 e 59 anos. Também estão sendo vacinadas as gestantes e puérperas acima de 18 anos, com e sem comorbidades, lactantes até um ano do parto, pessoas com comorbidades entre 18 e 29 anos e de 40 a 59 anos e pessoas de 60 a 84 anos. Também já está disponível o agendamento para vacinação do público de 50 a 54 anos, com início da aplicação das doses na quinta-feira (17/06).

NOVA FUNCIONALIDADE - Desde o último dia 7, o aplicativo SBC na Palma da Mão também passou a disponibilizar todo o acervo das bibliotecas públicas da cidade, além de mais de 240 títulos em formato PDF/eBook e mais de 40 vídeos de contação de histórias do projeto “Vem para a História”, vinculados aos títulos infantis disponíveis nas bibliotecas públicas. Os leitores também podem visualizar os títulos em destaque e ter acesso à planilha de acervo do Espaço Troca Livro, disponibilizada para download semanalmente.

ABERTURA DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS – Outra boa notícia é a abertura das outras cinco bibliotecas públicas que estavam fechadas na cidade e do Espaço Troca Livro. O serviço de empréstimo e devolução por agendamento e retirada no local, que ocorria apenas na Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro, foi ampliado para as demais unidades, bem como a volta do atendimento presencial e a utilização do espaço do telecentro. Basta escolher o título e verificar a disponibilidade, agendando a retirada em um dos espaços. É possível fazer a consulta do acervo no app SBC na Palma da Mão, no site https://bibliotecapublica.saobernardo.sp.gov.br/ ou nas próprias bibliotecas.

OUTROS SERVIÇOS - Disponível na App Store e no Google Play, o app SBC na Palma da Mão conta ainda com as seguintes funcionalidades: serviços de agendamento no Atende Bem, emissão de certidões, geração de código de barras para pagamentos e parcelamentos de débitos, emissão da 2ª via do IPTU e alteração cadastral (endereço, telefone e e-mail), consulta de multa e emissão de 2ª via, acompanhamento de cupons e dos ganhadores do Nota 1000, acesso ao jornal Notícias do Município, entre outros serviços.

Comente aqui