Data: 25/06/2019 15:24 / Autor: Franciane Passos / Fonte: PMSBC

São Bernardo confirma a 2ª edição da Copa Ãnimã de Basquete

Torneio inclusivo, destinado às pessoas com deficiência física ou intelectual, será promovido de 29/06 a 1º/07, no município


Copa Ãnimã de Basquete
Copa Ãnimã de Basquete

Crédito: Divulgação/PMSBC

De 29 de junho a 1º de julho de 2019, a cidade de São Bernardo será palco da 2ª edição da Copa Ãnimã de Basquete, que, além do incentivo à modalidade, terá como objetivo, mais uma vez, utilizar o esporte como meio facilitador no caminho da inclusão social. O campeonato será realizado contando com os times da Federação Paulista de Basquete, nas categorias Sub 12, 13 e 14, masculino e feminino, além de times de outros Estados. O evento tem o apoio da Prefeitura de São Bernardo.

Paralelamente, a Ãnimã recebe os jovens especiais que querem participar (síndrome de down, autista, deficiências físicas e intelectuais) e monta times especiais. Durante o ano inteiro esses jovens treinam todas às sextas-feiras para se apresentarem no torneio, competindo com regras especificas.

A solenidade de abertura está marcada para o sábado (29/06), às 11h, no Ginásio Poliesportivo do município, localizado na Avenida Kennedy, nº 1155, Parque Anchieta.  A tabela dos jogos pode ser acompanhado pelo portal: www.copaanimadebasquete.com.br.

Parte da organização conta cheerleaders animadoras de torcidas (equipes formadas por jovens de todas as etnias e também portadoras de necessidades especiais), com apresentações de dança e muita música para animar a todos.

De acordo com a idealizadora do projeto, a empresária Mirian Contrera, o objetivo deste ano é atrair também os adultos para que tragam a família para se misturarem, aplaudirem e começarem a dar exemplo para os seus filhos, mostrando e ensinando a eles que cada pessoa tem seu talento e que as diferenças devem ser respeitadas. “Em 2018 demos o primeiro passo para viver essa experiência de inclusão e foi lindo ver os jovens interagindo e respeitando as limitações uns dos outros. Agora queremos mais, queremos ver o público interagindo, prestigiando e, literalmente, apoiando essa ideia, afinal, quanto mais houver respeito e aceitação, menores serão as diferenças aos olhos da sociedade”, afirma.

“É uma alegria receber esse evento pelo segundo ano. A inclusão de pessoas com deficiência tem sido uma prioridade dessa administração”, destacou o secretário de Esportes e Lazer Alex Mognon.

A edição 2019 do torneio traz também novos esportes para apreciação do público como: floorball, futebol americano, hóquei, basquete cadeirantes, rugby, badminton, taekwondo e muito mais.

Crédito: Divulgação/PMSBC

Comente aqui