Data: 24/10/2019 17:09 / Autor: Daniel Macário / Fonte: Secom/PMSBC

São Bernardo é cidade que mais cria emprego em setembro no ABC, segundo Caged

No período foram criados 667 empregos formais no município; para cada três postos de trabalhos abertos na região, um é de São Bernardo


Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

Impulsionada pela ascensão do ritmo da atividade econômica em todo o município, São Bernardo fechou o mês de setembro como a cidade que mais gerou postos de trabalho formais no Grande ABC. No período, foram criadas 667 vagas no município, segundo dados divulgados pelo Governo Federal, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Segundo o balanço, a cada três postos de trabalho abertos na região em setembro, um foi criado em São Bernardo.  Foi o melhor saldo positivo da cidade para o período nos últimos seis anos. Os setores de Comércio e Serviços lideraram a criação de vagas.

O bom desempenho obtido por São Bernardo reflete o resultado de série de ações adotadas pela atual gestão, chefiada pelo prefeito Orlando Morando, que tem fomentado à economia da cidade, com aumento da competitividade e de capacitação dos seus trabalhadores.

“O poder público tem como obrigação trabalhar por atrair investimentos e estreitar relacionamento com a iniciativa privada. E desde o início da nossa gestão temos feito isso com muito rigor. Com a entrega de obras e capacitação de profissionais temos atraído novos empreendimentos, como também, conquistamos anúncio de novos investimentos de empresas que aqui estão sediadas. O resultado do Caged  é apenas um reflexo da retomada de desenvolvimento de São Bernardo”, afirmou o chefe do Executivo.

INVESTIMENTO – Exemplo desta política de fomento à economia da cidade é a série de investimentos anunciada por montadoras instaladas na cidade. Juntas, desde o início da atual gestão, Scania, Volks, Mercedes e Toyota já anunciaram cerca de R$ 10 bilhões de aporte financeiro em suas fábricas sediadas em São Bernardo.

Mais os investimentos não param por ai. Recentemente, o empresário Luciano Hang anunciou a abertura da primeira loja da Havan na cidade, sendo a primeira na Região Metropolitana de São Paulo. O complexo, que deve ser aberto no próximo ano, além de gerar novos empregos, promete impulsionar a economia da cidade.

CAPACITAÇÃO – Além de atrair novos investimentos, São Bernardo tem trabalhado também na capacitação profissional de munícipes da cidade. Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, em parceria com o Sebrae, mantém uma grade permanente de palestras e oficinas com o objetivo de capacitar microempreendedores.

As inscrições para as palestras podem ser feitas pelo telefone 0800 570 0800 ou diretamente na Sala do Empreendedor (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Para se inscrever, basta apresentar o RG original.

CTR – Outra novidade adotada pela atual gestão tem sido a realização de feirões de emprego na Central de Trabalho e Renda (CTR). Em agosto, de maneira pioneira, o município promoveu no espaço uma feira exclusiva para pessoas acima de 40 anos. Sucesso de público, o evento atraiu 4.000 pessoas.

No início deste mês, a Central promoveu outra feira de emprego, desta vez, voltada a pessoas acima de 45 anos. Na oportunidade, 3.542 pessoas participaram do evento em busca de uma das 800 vagas fixas e temporárias oferecidas por 18 empresas parceiras.

Comente aqui