Data: 13/12/2019 10:27 / Autor: Janaina Pereira / Fonte: Secom/PMSBC

São Bernardo celebra encerramento da 2ª etapa da Gincana do Eco Óleo

Mobilização engajou escolas, iniciativa privada, entidades sociais, além de todas as secretarias do Paço para a destinação correta para o óleo usado de cozinha


São Bernardo celebra encerramento da 2ª etapa da Gincana pela Campanha Eco Óleo, com entrega de prêmios no Cenforpe
São Bernardo celebra encerramento da 2ª etapa da Gincana pela Campanha Eco Óleo, com entrega de prêmios no Cenforpe

Crédito: Omar Matsumoto/PMSBC

Aguardado com muita expectativa, os resultados obtidos com a 2ª etapa da Gincana do Eco Óleo foram anunciados nesta sexta (12/12), reunindo cerca de 600 pessoas no Cenforpe, entre alunos da rede municipal, executivos da iniciativa privada, além de autoridades da cidade. Sem ainda citar números finais da Campanha, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal compartilhou os números parciais atingidos por aqueles que chegaram às primeiras colocações. A iniciativa, que contou com o apoio intrínseco do prefeito Orlando Morando, pode levar São Bernardo a entrar no Guinness Book, o livro mundial dos recordes. Para isso, basta o município atingir nível superior ao da última cidade relacionada na categoria. 

“É mais que um engajamento para conquistar um título ou entrar para uma lista prestigiada. Com a Eco Óleo estamos tornando os munícipes corresponsáveis pela preservação de nossas águas, abrindo uma nova frente de conscientização sobre como não poluirmos, ainda mais, nosso meio ambiente. Trata-se de uma prática que se inicia em casa e, assim, vai convencendo aos outros, na escola, no trabalho, entre outros ambientes. Aproveito para agradecer o empenho de todos que puderam colaborar nessa coleta gigante. E reforço que a Campanha continua, basta levar a um dos postos na cidade”, reforça o prefeito Orlando Morando. 

Além de estar trilhando um novo capítulo para o quesito Sustentabilidade, atingindo recordes, São Bernardo já é o município com maior número de pontos de coleta ativos, destacando 300 endereços diferentes no seu território. Para o vice-prefeito, Marcelo Lima, é fundamental estimular especialmente as crianças nesse processo de preservação do meio ambiente. “Eles já estão contribuindo para construir um futuro mais consciente no uso dos nossos recursos naturais, tanto que se engajaram e estimularam outros tantos nessa força-tarefa ao longo deste ano”, aponta. 

Parceiro e colaborador durante as duas fases da Gincana pelo Eco Óleo, o fundador do Instituto Triângulo, Eduardo Maki, realçou que esse projeto permanente, nesta gestão de São Bernardo, certamente mudou a forma como todos encaram a contaminação das águas. “Além das águas, agora, esse projeto de coleta constante poderá servir para que os munícipes se engajem em outras frentes, ampliando volume de itens reciclados, apoiando na geração de renda, entre outros benefícios”. 

GANHADORES – Provocando uma mobilização ímpar por toda a cidade, a 2ª etapa da Gincana da Coleta contou com alguns participantes que se sobressaíram no volume entregue à Campanha e, para valorizar esse empenho, a Prefeitura, incluindo todo seu secretariado, e também o Fundo Social de Solidariedade, escolheu uma premiação para enaltecer esses agentes. Os primeiros colocados foram:

•          Categoria EMEB - 1º Kazue Fuzinaka (mais de 2 toneladas) e, em 2º, a José Cataldi (1,16 tonelada). Os alunos de ambas escolas terão um dia no Parque Cidade da Criança;

•          Categoria rede Estadual – 1º Mathias Otávio R. Nobre (mais de 910Kg), também com um dia na Cidade da Criança; e, em 2º, Jean Piaget (mais de 300Kg), que terá visita ao Parque dos Imigrantes.

•          Categoria Entidades/Fundo Social – 1º Associação Beneficente Shekinah (2,3 toneladas), recebendo R$ 10 mil; e, em 2º, Casa São Vicente de Paulo (mais de 1,2 tonelada), premiada com R$ 5 mil;

•          Categoria Iniciativa Privada – As companhias Trefilação União de Metais e a Grob do Brasil, em primeiro e segundo lugar respectivamente, mais se destacaram na ação; 

A Gincana do Eco Óleo foi uma iniciativa liderada pela Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com as demais pastas desta Administração, para a qual seu representante, José Carlos Pagliuca, agradeceu a receptividade de todos à ideia. “Certamente o melhor presente de Natal que poderíamos ter, pois fomos além com essa Gincana. Agora, além desse projeto permanente em São Bernardo, atingimos um novo patamar para essa ação: estamos transformando os hábitos da população e transferindo conhecimento da melhor maneira, ou seja, na prática. Não teríamos alcançado tal êxito se não fosse a partir do comprometimento de todos”, concluiu.


Comente aqui