Data: 19/06/2019 09:21 / Autor: Redação / Fonte: PMSBC

São Bernardo anuncia início das obras contra enchentes na Vila São Pedro

Com prazo de conclusão de seis meses, intervenções irão estruturar taludes e encostas no Alto da Boa Vista e erguer muros para contenção e drenagem nas intermediações da Rua da Bica


Prefeito Orlando Morando oficializa ordem de serviço para obras contra enchentes na Vila São Pedro
Prefeito Orlando Morando oficializa ordem de serviço para obras contra enchentes na Vila São Pedro

Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Habitação, oficializou na noite desta terça-feira (18/06) o início das obras nas ruas da Vila São Pedro afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade em março passado. A ordem para o início dos serviços foi assinada pelo prefeito Orlando Morando, na companhia do secretário da Habitação, João Abukater, do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e dos vereadores Gordo da Adega e Toninho Tavares, com os trabalhados agendados para início nesta segunda-feira (24/06).

As intervenções para o entorno do morro do Alto da Boa Vista e das imediações da Rua da Bica eram solicitações antigas dos moradores da região do Montanhão que, após décadas convivendo com os problemas inerentes às zonas de risco, estavam ansiosos pela execução das obras. Por isso, a Prefeitura se mobilizou e, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinou mais de R$ 2,71 milhões para essas intervenções na Vila São Pedro. Para o prefeito Orlando Morando, a região inicia um novo capítulo em sua história.

“Esse é um momento de grandes conquistas para essa região. Ainda em março, em tempo recorde, nos movimentamos para minimizar os efeitos dos estragos causados por aquelas chuvas torrenciais e, já na sequência, ajustamos o que era necessário e buscamos recursos para incluir essas intervenções ao bairro e, quando estiverem prontas, certamente proporcionarão mais segurança e qualidade a todos. Continuaremos acompanhando de perto essa evolução, pois os recursos públicos devem ser sempre respeitados”, reforçou o chefe do Executivo, que frisou o prazo de seis meses para conclusão das obras.

Esses serviços de infraestrutura vão impactar 300 famílias diretamente, que deixarão de conviver com o risco das encostas. Para a moradora Vilma Ci Teixeira Santos a ordem de serviço chega como um grande alívio. “Escolhi morar nessa região há 20 anos e, desde então, não tinha visto nada de tão concreto, como esse novo ciclo de obras. No começo do ano, quando ocorreram os deslizamentos, quis abandonar minha casa e ir embora, porém a mobilização da prefeitura e dos líderes no bairro contribuiu para minimizar os problemas e logo depois fomos avisados que as obras iniciariam tão logo os recursos fossem liberados. Agora, com o anúncio oficial, vou me programar para também retomar a conclusão da minha casa”, citou. O entusiasmo para retomar as obras em casa foi também contado por Marta Maria Alves, que mora há quatro anos no local. “O bairro é acolhedor, todos se conhecem. Aqui tenho familiares e estou construindo uma história e, agora, com os serviços na encosta, estou já me planejando para também concluir a minha casa”, comentou.

O secretário de Habitação reforçou a importância desse momento para comunidades, como na Vila São Pedro, mais afastadas do centro. “Desde sempre, almejamos conquistar mais conforto, segurança e qualidade de vida para nossa existência. As intervenções programadas para essa região vão ao encontro desses anseios. De forma prática, vão contribuir para minimizar os efeitos das chuvas e seus prejuízos indesejados”, reforçou João Abukater.

LINHA COMPLEMENTAR DE TRANSPORTE – Além das obras, o prefeito anunciou aos moradores o início de uma linha complementar que atenderá os moradores no Alto da Boa Vista, já a partir desta quarta-feira (19/06). Contando com duas vans, a linha 54D tem seu traçado a partir das ruas do ponto mais alto do bairro seguindo até o Paço, no centro da cidade.

Comente aqui