Data: 23/01/2020 10:34 / Autor: Vivian Rossi / Fonte: PMSBC

São Bernardo amplia horário de funcionamento da UBS Nazareth até às 22h

Ação amplia atendimento para mais de 250 mil pacientes da rede; anúncio da nova unidade feito pelo prefeito Orlando Morando


Em São Bernardo, Nazareth é a 6ª UBS com horário estendido até às 22h
Em São Bernardo, Nazareth é a 6ª UBS com horário estendido até às 22h

Crédito: Ricardo Cassin/PMSBC

Como parte do planejamento de melhorias na Saúde, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nazareth, localizada na Rua Joao XXIII, 380 – Alves Dias, como a 6ª unidade ao receber o programa do governo Federal, Saúde na Hora, e ter o horário de funcionamento estendido até às 22h.

A abertura de mais uma unidade amplia acesso aos serviços de consultas médicas, odontológicas, retirada de medicamentos, entre outros, ofertados na rede Básica, para mais de 250 mil pacientes ativos, cadastrados nas 6 UBSs (Vila São Pedro, União, Alvarenga, Taboão, Alves Dias e Nazareth) com horário estendido.

“Leva uns dias até a população se acostumar com o novo horário, mas depois da primeira semana já notamos um fluxo maior e a médio longo prazo, o absenteísmo nas consultas e exames também diminui. Além disso, contribuímos com a segurança do entorno, que passa a ter um local mais movimentado e melhor iluminado, como o caso do Nazareth”, explicou o chefe do Executivo.

NOVOS POSTOS DE TRABALHO - A medida garante ao município repasse anual de R$ 6,6 milhões para implantação do novo horário de funcionamento. “Para cumprir os requisitos do programa, temos que manter, em cada Unidade, a composição mínima de seis equipes de Saúde da Família. Além disso, estamos contratando mais 6 profissionais para o Nazareth e outros 40 novos postos de trabalho, nas outras unidades com funcionamento até 22h”, adicionou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

SERVIÇOS - Entre os serviços ofertados na Rede Básica estão consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, coleta para exames laboratoriais, planejamento familiar, vigilância em saúde, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos, pré-natal e puerpério com acolhimento, rastreamento de câncer de colo uterino e de mama, acompanhamento de doenças crônicas, entre outros.

Comente aqui