Data: 17/08/2019 08:13 / Autor: Daniel Macário / Fonte: Secom/PMSBC

Em São Bernardo, 1ª Feira de Empregos para pessoas acima de 40 anos reúne 4.000 pessoas

O evento teve 300 vagas ofertadas no Centro de Trabalho e Renda da cidade, por meio de parceria com 18 empresas


Tinha tudo para ser mais uma sexta-feira comum na vida da dona de casa Maria das Graças Victor, 60 anos. Mas não foi. Após quatro anos sem registro na carteira de trabalho, a moradora do bairro Batistini viu reascender, nas dependências do Centro de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo, a sua esperança de recolocação no mercado de trabalho. Ao lado de mais de 4.000 pessoas, Maria das Graças foi uma das moradoras da cidade atendidas na 1ª Feira de Empregos de São Bernardo, voltada a pessoas acima dos 40 anos.

A iniciativa inédita promovida pela atual gestão, sob comando do prefeito Orlando Morando, ofertou 300 vagas de empregos. Na lista de oportunidades estavam vagas para auxiliar de logística, produção, caixa, ajudante de obras, pedreiro, projetista, analista de marketing, analista de Recursos Humano, motorista de micro-ônibus e ônibus, dentre outras.

“Depois de muitas empresas fecharem as portas para mim por conta da minha idade, finalmente, tive a oportunidade de me candidatar para vagas com meu perfil. É uma alegria sem fim. Só tenho a agradecer a oportunidade da Prefeitura e torcer para que tudo dê certo”, contou emocionada Maria das Graças, que desde o último mês, tem atuado como diarista para complementar a renda da família.

Idealizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SDECT), a Feira de Empregos contou com a participação de 18 empresas de diversos segmentos. “A falta de emprego atinge todas as idades, mas para pessoas acima de 40 anos, a dificuldade é maior. Desde o primeiro ano da nossa gestão, buscamos uma boa comunicação com os empresários. A realização desta feira é a prova que vem dando certa esta parceria. Por meio do CTR, conseguimos reunir empresas com vagas para esse público e atrair moradores com esse perfil ”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

CAPACITAÇÃO – Durante o evento, moradores atendidos na Feira  tiveram a oportunidade de realizar minicurso voltado a técnicas de como produzir currículos. “Aprender novas técnicas nunca é demais, ainda mais agora com redes sociais e com muitos jovens bons procurando emprego”, afirmou a dona de casa Sônia Aparecida Diniz, 52.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami, a realização da Feira de Empregos cumpre um papel importante da Administração municipal de auxiliar na qualificação de trabalhadores da cidade e na reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho. “Nós percebemos que, quando as pessoas chegam em uma certa idade, no mundo do trabalho, acabam sendo excluídas. Essa Feira vem mostra que através de parcerias podemos reverter este quadro e ainda ofertar qualificação profissional”.

EDUCAÇÃO – Durante a busca por emprego, moradores com Ensino Fundamental e Médio incompleto tiveram a oportunidade de realizar inscrição, junto a funcionários da Secretaria de Educação, para as novas turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

CTR – Instalado na Rua Marechal Deodoro, n° 2.316, o Centro de Trabalho e Renda de São Bernardo funciona de segunda a quinta-feira das 8h às 17h e as sextas, das 8h às 15h.

Nesta semana, além das vagas ofertadas na Feira de Emprego, estão disponíveis outras 68 oportunidades para as funções de motorista carreteiro, auxiliar de limpeza, técnico eletrônico., dentre outras áreas. Existem ainda outras 32 vagas para pessoas com deficiência.


Durante o evento, moradores atendidos na Feira tiveram a oportunidade de realizar minicurso voltado a técnicas de como produzir currículos
Durante o evento, moradores atendidos na Feira tiveram a oportunidade de realizar minicurso voltado a técnicas de como produzir currículos

Crédito: Odair Junior/ABCdoABC

Comente aqui