Data: 13/11/2019 16:49 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria de Imprensa Sabesp

Sabesp patrocina exposição sobre os 70 anos do Estúdio e Pavilhão Vera Cruz em SBC

Local vai exibir produções, filmagens e memórias do cinema nacional, como do saudoso Mazzaropi


Sabesp patrocina exposição sobre os 70 anos do Estúdio e Pavilhão Vera Cruz em SBC
Sabesp patrocina exposição sobre os 70 anos do Estúdio e Pavilhão Vera Cruz em SBC

Crédito: Divulgação

Além de investir na expansão da infraestrutura de saneamento básico, a Sabesp também incentiva as manifestações culturais e acredita na cultura como meio de transformação. Sendo assim, a Companhia patrocina a exposição “70 anos do Estúdio e Pavilhão Vera Cruz”, em exibição em São Bernardo do Campo. A mostra traz figurinos e itens de filmes do estúdio dos anos 1950 e outros elementos cenográficos. A programação começa nesta quarta-feira (13/11) com pré-estreia exclusiva para aos alunos das escolas municipais de São Bernardo e segue até domingo (17/11).

A exposição será composta por painéis e fotografias, dividido cronologicamente, mostrando as produções, filmagens, personagens e memórias dos 70 anos do Pavilhão Vera Cruz. Alguns historiadores também estarão presentes participando de dinâmicas com os visitantes por meio da contação de história e em visitas guiadas. O objetivo da exposição “70 anos do Estúdio e Pavilhão Vera Cruz” é valorizar o patrimônio histórico e cultural do cinema brasileiro, além de aproximar o público da produção cinematográfica nacional. A expectativa é que cerca de 20 mil visitantes passem pela mostra.Referência do cinema nacional nos anos 1950, o Vera Cruz recebeu produções importantes da época, como os filmes do saudoso Amácio Mazzaropi e outros clássicos como "Painel" (1950), "Santuário" (1950), "O Cangaceiro" (1953), "Tico-tico no Fubá" (1952), "Sinhá Moça" (1953), dentre outros.

O PAVILHÃO

O Estúdio e Pavilhão Vera Cruz foi inaugurado em 4 de novembro de 1949, por iniciativa dos entusiastas da sétima arte: o produtor teatral italiano Franco Zampari e o industrial Francisco Matarazzo Sobrinho. Na década de 50, o estúdio produziu mais de 20 longas-metragens, contribuindo para a formação de uma geração de cineastas e profissionais de cinema. Atualmente, o espaço histórico tem sido palco para gravação de quadros de conhecidos programas da televisão brasileira e de realities.

A Sabesp acredita no incentivo às manifestações culturais como forma de transformação da sociedade. Muito além do saneamento, a empresa também apoia teatro, dança, literatura, arte e música, incluindo o Festival de Inverno de Campos do Jordão, e preservação de patrimônios culturais, como a renovação do Museu do Ipiranga, além de grandes eventos como a Exposição "Leonardo da Vinci 500 anos de um Gênio", no MIS Experience.

SERVIÇO
Evento: Exposição 70 anos do Estúdio e Pavilhão Vera Cruz
Data Início: 13/11/2019
Data Término: 17/11/2019
Horário: a partir das 14 horas
Endereço: Pavilhão Vera Cruz (Avenida Lucas Nogueira Garcez, 856, São Bernardo do Campo)

Comente aqui