Data: 19/04/2013 11:45 / Autor: Redação / Fonte: PMSBC

Sábado (20) é o Dia D da vacinação contra a gripe em São Bernardo

Até agora, 12.278 pessoas já receberam a vacina contra a gripe, inclusive a Influenza, desde o início da campanha, no último dia 15


Vacinação segue até 26 de abril
Vacinação segue até 26 de abril

Crédito: Valmir Franzoi

Cerca de 12.278 pessoas já receberam a vacina contra a gripe, inclusive a Influenza, desde o início da campanha, no último dia 15, em São Bernardo do Campo. Neste sábado, todas as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município irão funcionar exclusivamente para a vacinação, que segue até o dia 26.

A meta é imunizar 80% do público alvo. Neste dia, as unidades abrem as portas das 8h às 17h para atender o público alvo: pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e um ano e 11 meses, gestantes, puérperas (mulheres com até 42 dias após o parto, aborto ou óbito fetal), trabalhadores da área de saúde e portadores de doenças crônicas. 

A mobilização é parte da campanha nacional contra os vírus gripais mais comuns e a Influenza. A vacina é aplicada via intramuscular e em dose única para adultos. Para as crianças, são necessárias duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada 30 dias após a primeira dose.

“Desde que completei 60 anos que participo da campanha e nunca mais peguei gripe. Me sinto muito bem, não me dá nenhuma reação e recomendo a todos.”, comentou a aposentada Iolanda Antunes Fonseca, 64 anos, que faz questão de participar da campanha já no primeiro dia. 

A vacina, gratuita, é aplicada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas 32 UBSs. O endereço das unidades está disponível aqui. Informações pelos telefones 4128-7745 e 4128-7758.

Saúde Bucal – Neste sábado, também será reforçada nas UBSs a campanha de prevenção do câncer bucal, iniciada no dia 15 e estendida até o dia 26. Os exames estão sendo efetuados por cirurgiões-dentistas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as unidades básicas de saúde. 

A doença acomete mais homens acima dos 40 anos que fumam ou bebem. Os testes são gratuitos e destinados a qualquer pessoa, sem necessidade de agendamento. Dependendo do diagnóstico, a pessoa é encaminhada à unidade do programa Brasil Sorridente, um centro de especialidades odontológicas, no Bairro Nova Petrópolis. Na suspeita de lesão com potencial de ser ou virar câncer, o paciente é direcionado ao Hospital de Ensino Anchieta para nova avaliação e indicação do tratamento adequado.  

Meta é imunizar 80% do público alvo
Meta é imunizar 80% do público alvo

Crédito: Valmir Franzoi

Comente aqui