São Bernardo Turismo

Programa de Turismo Industrial leva crianças à fábrica da Scania

Grupo formado por 18 crianças e adolescentes visitou, nesta quinta-feira, produção de caminhões da montadora sueca

  • Data: 11/10/2019 09:10
  • Alterado: 11/10/2019 09:10
  • Autor: Daniel Macário
  • Fonte: Secom/PMSBC
Programa de Turismo Industrial leva crianças à fábrica da Scania

Programa de Turismo Industrial de São Bernardo leva crianças à fábrica da Scania

Crédito:Divulgação/Scania

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Prefeitura de São Bernardo promoveu nesta quinta-feira (10/10) um passeio exclusivo com crianças e adolescentes à fábrica da Scania, instalada no município. Na oportunidade, 18 visitantes com faixa etária entre 11 e 15 anos tiveram a oportunidade de conhecer de perto todos os processos de fabricação de caminhões da montadora sueca, com direito a experiência de andar em um ônibus movido a gás natural e biometano, além de realizar uma viagem na frota de caminhões produzidas na fábrica.

Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, em parceria com a Scania, a iniciativa foi mais uma ação do calendário de atividades do Programa Turismo Industrial de São Bernardo, responsável por realizar visitas monitoradas a indústrias e empresas do município.

Durante três horas, pequenos moradores da cidade puderam conferir de perto a linha de montagem de um caminhão. No passeio, os visitantes conferiram de perto o processo de produção do chassi dos veículos, assim como, como é feito a colocação da cabina na base dos modelos.

Filha de caminhoneiro, a pequena Giovanna Mencarelli, de apenas 13 anos, não escondeu a emoção ao acompanhar de perto a produção dos veículos, que ao longo dos últimos anos fez parte da sua vida. “Meu pai tinha um caminhão conhecido como jacaré, o modelo Scania 112, e meu tio teve um 113. Ver tudo isso de perto é um sonho realizado”, contou a pequena ao frisar sua alegria em ver a evolução dos modelos. “A experiência foi muito melhor do que esperava”.

Na visita, crianças e adolescentes tiveram a oportunidade  de conferir de perto detalhes do conceito de sustentabilidade no ecossistema de transporte e logística, além de aprender  detalhes sobre a indústria 4.0. “Pensei que a fábrica tinha apenas um robô, mas quando notei tinham vários. Achei isso bem legal”, destacou o jovem Kauan Lucas Silva de Souza, de 13 anos. O visitante fez questão ainda de frisar seu desejo de trabalhar no espaço. “Eu gosto de caminhão e ainda trabalhar num fábrica que produz esses veículos seria um orgulho para minha mãe”.

Para o prefeito Orlando Morando, além de impulsionar a economia local, o programa de Turismo Industrial de São Bernardo tem sido uma ótima oportunidade para troca de experiências na cidade. “ O programa virou um grande programa de estudos e intercâmbio, possibilitando que estudantes de todo o País possam aprofundar seus conhecimentos nas mais variadas áreas. Tudo isso acompanhando de perto o funcionamento e estrutura de grandes empresas sediadas na nossa cidade”, afirmou.

TESTE DRIVE – Após a visita à fábrica, visitantes participaram ainda de um teste drive com os caminhões da nova geração da Scania, produzidos para contribuírem com uma logística mais sustentável.

“A ideia de convidar o público infanto-juvenil veio ao encontro de nosso propósito de estender o alcance de nossa participação no programa.  Mostramos como um caminhão ou um ônibus pode ser sustentável e, também, como a tecnologia está presente na linha de montagem.  Acreditamos que é muito importante que eles possam aprender estes conceitos para, no futuro, contribuírem para um mundo melhor”, destacou Gustavo Bonini, Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Scania Latin América.

TURISMO INDUSTRIAL – Apenas neste ano, São Bernardo já recebeu a visita de 8.000 pessoas por meio do Programa de Turismo Industrial. Atualmente, 18 empresas são parceiras do projeto.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação/Scania
1
Crédito:Divulgação/Scania
1
Crédito:Divulgação/Scania
1
Crédito:Divulgação/Scania Programa de Turismo Industrial de São Bernardo leva crianças à fábrica da Scania










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados