Data: 14/08/2019 16:12 / Autor: Redação / Fonte: General Mills

Programa da General Mills beneficia 50 mil pessoas em São Bernardo

General Mills em parceria com o com Instituto Melhores Dias implantou o Programa ‘Crianças Saudáveis, Futuro Saudável’ em diversas cidades brasileiras


Parceria com Instituto Melhores Dias é realizada em mais de 80 escolas da região desde fevereiro deste ano
Parceria com Instituto Melhores Dias é realizada em mais de 80 escolas da região desde fevereiro deste ano

Crédito: divulgação

A General Mills (dona das marcas Yoki, Kitano, Häagen-Dazs, Mais Vita, Betty Crocker e Carolina), em parceria com o Instituto Melhores Dias,  implementou em 80 escolas públicas da cidade de São Bernardo do Campo o programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável, que atua para promover conhecimento e meios para alimentação saudável e nutritiva, além de reduzir índices de desnutrição entre os alunos das comunidades com as quais atua.

Cerca de 40.000 alunos da rede pública do município são atendidos pelo projeto, que já realizou o treinamento e a formação com o conteúdo educacional sobre alimentação saudável para mais de 2.000 professores e 200 merendeiras. Calcula-se que o programa impacte 50 mil pessoas na cidade, com a disseminação das práticas e conteúdo da iniciativa entre educadores, alunos e comunidade.

O Crianças Saudáveis, Futuro Saudável acontece em três frentes:

- Avaliação Nutricional e Diagnóstico: medição e acompanhamento de altura, peso e exames de hemoglobina das crianças; testes de conhecimento sobre nutrição e estilo de vida saudável para alunos e professores.

- Tratamento: suplementação de ferro, quando necessário, com autorização dos pais ou responsáveis.

- Educação Nutricional: Treinamentos para professores, merendeiros, agentes comunitários sobre saúde, educação sanitária, hortas e nutrição; jogos educativos para crianças sobre hábitos saudáveis; atividades de prevenção à obesidade infantil; construção e manutenção de hortas escolares; workshops com famílias para encorajamento a construção de hortas domésticas.

“Esse programa atua para minimizar problemas como obesidade e a desnutrição, frutos de uma alimentação pobre em nutrientes e que podem ser desencadeadores de outros problemas na fase adulta. É um grande orgulho para a General Mills trabalhar em suas comunidades para transformar hábitos e desenvolver crianças mais conscientes sobre a importância de uma alimentação saudável e nutritiva”, afirma Queli Catalani, Gerente de Assuntos Corporativos da General Mills Brasil.

No Brasil, a iniciativa começou em 2016 nas cidades de Cambará (PR), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Pouso Alegre (MG), onde também estão localizadas unidades fabris da companhia. Além de São Bernardo, o Crianças Saudáveis foi expandido recentemente para as cidades de Ribeirão Claro/PR e Paranavaí/PR.

“Estamos em uma fase madura do projeto, após três anos bem-sucedidos em Pouso Alegre, Cambará e Jaboatão dos Guararapes. Nessa nova etapa, temos a experiência necessária para atuar e replicar os números das primeiras cidades. Nossas pesquisas demonstram que 79% dos alunos relataram mudanças em seus hábitos alimentares, seja ingerindo quantidades maiores de legumes ou frutas ou experimentando novos alimentos saudáveis”, afirma Joyce Capelli, presidente do Instituto Melhores Dias.

Principais números do programa ‘Crianças Saudáveis, Futuro Saudável’ no Brasil:

• 252 mil pessoas beneficiadas

• 62.965 alunos que participam das atividades

• Treinamentos realizados para cerca de 3.800 professores, 250 merendeiras e 990 agentes comunitários

• 42 hortas em funcionamento, somando 313 canteiros

• Após mapeamento das comunidades, foram criadas cinco hortas comunitárias (duas em Cambará, uma em Pouso Alegre e duas em Jaboatão). Além disso, foram descobertas 743 hortas domésticas, que beneficiam 3.300 pessoas.

• Distribuição de 3.420 jogos educativos nos três municípios atendidos

• Doação de 29.444 kits de higiene bucal para alunos das escolas parceiras

Comente aqui