São Bernardo Saúde

Programa de controle da tuberculose de São Bernardo é referência no Grande ABC

Em alusão ao dia mundial de combate à doença, nesta sexta-feira (24/3), rede municipal de saúde intensifica busca ativa e orientações sobre o tema

  • Data: 24/03/2023 11:03
  • Alterado: 24/03/2023 11:03
  • Autor: Natália Fernandes
  • Fonte: Secom/PMSBC
Programa de controle da tuberculose de São Bernardo é referência no Grande ABC

Rede municipal de saúde intensifica busca ativa e orientações sobre o tema

Crédito:Omar Matsumoto

Referência para outras cidades do Grande ABC, o Programa de Controle da Tuberculose da Prefeitura de São Bernardo realiza trabalho amplo no sentido de orientar, oferecer exames e tratamento às pessoas acometidas pela doença. Anualmente, o serviço gratuito feito por equipe multidisciplinar acompanha, em média, 250 pacientes e registra índice de incidência de cura superior a 70%. Tendo em vista o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, nesta sexta-feira (24/3), a Prefeitura de São Bernardo intensifica as ações de busca ativa de pacientes e, também, as orientações sobre a doença em toda a rede municipal de Saúde.

O Programa de Controle da Tuberculose de São Bernardo é responsável pela vigilância epidemiológica da enfermidade, já que monitora a situação e a tendência da tuberculose no município para recomendar, executar e avaliar as atividades de combate necessárias. Além disso, é referência terciária para os municípios de Mauá, São Caetano e Diadema e Ribeirão Pires, atendendo os pacientes multidrogas resistentes – nos casos em que o doente não responde à medicação e ocorre o agravamento da doença.

Secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho explica que a rede de saúde municipal realiza durante todo o ano a busca ativa de pacientes com tuberculose e trabalha com conscientização da população sobre a importância de detecção e tratamento precoce da doença. “A tuberculose é a segunda doença infecciosa mais mortal, atrás apenas da Covid-19. Em São Bernardo, o programa de controle da tuberculose oferece tratamento gratuito e, inclusive, o teste para detecção da doença fica pronto em 24 horas, sem necessidade de agendamento ou consulta”, diz.

AÇÕES ESPECÍFICAS – Até o próximo dia 31 de março, todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) promovem palestras para abordar a doença e realizam a coleta de escarro, que possibilita investigar a presença de microorganismos, como bactérias ou fungos, nos pulmões e brônquios. Na Policlínica Centro (Avenida Armando Ítalo Setti, 402, bairro Baeta Neves), as atividades sobre a tuberculose incluem desde a exibição de vídeos educativos nos aparelhos de televisão instalados nas recepções, como instalação de banners e totem inflável alertando sobre a doença. Uma ação especial também está prevista para a próxima sexta-feira (31/3) no Centro POP (Avenida Redenção, 271, Centro), com coleta de exames e orientações junto aos usuários do serviço municipal.

SOBRE A DOENÇA – A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, afeta mais frequentemente os pulmões, mas pode atingir qualquer parte do corpo: pleura, meninges, gânglios, rins, bexiga, fígado, intestino, pele, ossos, etc. A transmissão é feita pelo ar e, cada doente é capaz de infectar de 10 a 15 pessoas por ano por meio da fala, tosse ou espirro. Os principais sintomas são tosse com ou sem escarro, falta de apetite, perda de peso, cansaço, febre baixa geralmente à tarde e suor noturno.ATENDIMENTO – O sinal de alerta para a tuberculose é estar com quadro de tosse por 

Compartilhar:

  • Data: 24/03/2023 11:03
  • Alterado: 24/03/2023 11:03
  • Natália Fernandes
  • Secom/PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados