Data: 18/10/2019 15:31 / Autor: Daniel Macário / Fonte: Secom/PMSBC

Professoras de São Bernardo recebem capacitação para dar aulas de italiano

Ação tem permitido a 23 docentes levar o ensinamento do idioma para 2.194 alunos de sete EMEBs da cidade


Em São Bernardo, professoras da rede municipal recebem capacitação para dar aulas de italiano
Em São Bernardo, professoras da rede municipal recebem capacitação para dar aulas de italiano

Crédito: Gabriel Inamine/ PMSBC

Uma inédita parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e a Associação Bell’Italia tem permitido que 23 professores da rede municipal de ensino aprimorem seus conhecimentos na língua italiana, com foco na melhoria constante da qualidade da Educação da cidade. Implantada em abril deste ano pelo prefeito Orlando Morando, a ação além de formar e capacitar docentes do município tem permitindo ainda que os profissionais levem a 2.194 alunos, de sete EMEBs da cidade, aulas do idioma, por meio do Programa Educar Mais.

Com duração de 1 ano, o curso tem em sua grade curricular aulas de alfabeto, verbos e linguagem social, somando uma carga horária total de 180 horas. A parceria, desenvolvida em parceria pela Secretaria da Educação e Secretaria de Cultura e Juventude, não tem custos nenhum para os professores.

Nesta semana, em comemoração ao Dia dos Professores, o prefeito Orlando Morando acompanhou de perto uma aula de italiano ministrada para as docentes da rede municipal e destacou a importância do projeto na capacitação das profissionais e também no projeto desenvolvido com alunos de São Bernardo.

“Esse projeto além de proporcionar o crescimento profissional dos professores tem permito também que nossas docentes possam levar para seus alunos um novo idioma, possibilitando o aprendizado de uma nova língua. Uma oportunidade única de esses estudantes conhecerem uma nova cultura e a história da nossa cidade”, afirmou o chefe do Executivo.

CONHECIMENTO – Há 14 anos na rede municipal de ensino de São Bernardo, a professora Rosana Aparecida Barbosa, 45, é uma das docentes que tem participado das aulas de italiano. Docente na EMEB Olegário José Godoy, no bairro Montanhão, a profissional ressaltou os resultados obtidos pelo projeto em sua rotina e na vida de alunos.

“A escola que atuo está numa parte periférica da cidade e nós podemos constatar que as crianças estão recebendo esse projeto com muito entusiasmo. Por várias vezes os alunos falam o quanto eles amam falar essa língua, tendo esse novo contato com outra cultura, outros povos e costumes”, destacou Rosna. “Observamos ainda que quando todos estão juntos num único propósito e abraçam essa causa em favor da Educação nos conseguimos transformar a vida de cada aluno”.

HISTÓRIA – Para a presidente da Associação Bell’Italia Língua e Cultura, Sonia Maria Galuchi, a oferta das aulas para o corpo docente tem transformado a realidade da Educação de São Bernardo. “Além de divulgar a língua e cultura italiana nos estamos recuperando através desse projeto a história do povo italiano em São Bernardo”.

Desde 1986, São Bernardo é parceira da cidade italiana Marostica, por meio de acordo denominado Cidades-Irmãs. O convênio de irmandade representa base formal e legal para o estabelecimento de acordos de cooperação técnica, programas de intercâmbio e desenvolvimento econômico e atendimento à comunidade oriunda do país ou região da cidade irmã.

Além disso, o município de São Bernardo possui uma expressiva colônia italiana, instalada na região desde meados do século XIX e que colaborou para o crescimento e desenvolvimento da cidade.

Comente aqui