Data: 10/04/2013 17:44 / Autor: Redação / Fonte: PMSBC

Prefeitura de SBC realiza curso de formação para conselheiros de saúde

São 36 horas de formação distribuídas em dois meses de atividades, entre oficinas, minicursos, rodas de conversas e apresentação de trabalhos.


 

Dando prosseguimento ao curso de formação de conselheiros de saúde iniciado em março, a Prefeitura de São Bernardo do Campo promove outras ações neste mês programadas para os dias 12, 20, 27 e 29. Este curso foi construído por gestores da Secretaria de Saúde e por conselheiros municipais de saúde indicados como representantes.

São 36 horas de formação distribuídas em dois meses de atividades, entre oficinas, minicursos, rodas de conversas e apresentação de trabalhos. No dia 12 (sexta-feira), às 18h, haverá uma palestra com o secretário de Saúde, Arthur Chioro, sobre as perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS) para o município no período 2013/2016. O evento será no auditório Sigma da Universidade Metodista, no Campus Rudge Ramos.

Já no dia 20, Arnaldo Marcolino, do Conselho Nacional de Saúde, fará uma exposição sobre o tema: O que é ser Conselheiro de Saúde? As instâncias de Controle do SUS e suas formas de articulação. O debate será no campus Vergueiro da Universidade Metodista, das 8h às 12h.

No dia 27, também no campus Vergueiro, das 8h às 12h, estão programados minicursos/oficinas escolhidos pelos próprios conselheiros a partir de suas necessidades de aprendizagem. Entre os temas ofertados, figuram: financiamento do SUS, avaliação do cuidado do SUS, regulação em saúde (articulação entre as Unidades de Saúde do município, da região e do Estado), acolhimento e classificação de risco, planejamento no SUS e as ferramentas de planejamento estratégico.

O encerramento da capacitação será no dia 29, às 18h, com conferência da médica sanitarista Haydée Lima, de Campinas, e entrega de certificados para os participantes.

O público alvo são os conselheiros municipais e também os conselheiros locais que compõem os colegiados gestores de cada Unidade de Saúde da cidade. O curso é aberto e prevê a inscrição voluntária de 200 conselheiros.

O programa de formação contempla encontros gerais com a presença de convidados e também encontros territorializados nas nove regiões de saúde de São Bernardo englobando formadas por conselheiros moradores da mesma região. 

Comente aqui