Data: 04/11/2019 18:05 / Autor: Vivian Rossi / Fonte: PMSBC

Prefeitura de São Bernardo promove ações do Novembro Azul

A partir desta segunda-feira (04/11), as 34 Unidades Básicas de Saúde terão atividades de orientação, prevenção e tratamento contra o câncer de próstata


Crédito: Omar Matsumoto\PMSBC

Em ação alinhada ao calendário nacional do Novembro Azul, mês de conscientização contra o câncer de próstata, a Prefeitura de São Bernardo promoverá, a partir desta segunda-feira (04/11), atividades de orientação, prevenção e tratamento contra o câncer de próstata e outras doenças relacionadas à saúde do homem, nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Todas as unidades serão decoradas, com enfeites e laços da cor azul, a fim de conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce e os benefícios de cuidar da saúde. Também serão discutidos temas como doenças sexualmente transmissíveis, além de oferta de orientações sobre hipertensão, diabetes, males causados pelo consumo de álcool e tabaco e também os ganhos da prática de exercícios físicos rotineiros.

As ações ocorrem até o dia 9 de novembro, das 8h às 17h, com dia “D” no sábado (09/11). A programação varia de acordo com cada UBS. Para participar, o munícipe deve ir até a unidade mais próxima de sua casa e apresentar um documento com foto, acompanhado da carteirinha da UBS.

 “O câncer de próstata é uma das doenças com maior índice de mortalidade entre os homens. A segunda que mais faz vítimas no mundo todo. Por ser muito silenciosa, pode ser confundida com outras enfermidades. A partir dos 40 anos, é recomendável frequentar o médico urologista a cada ano. Se a doença for diagnosticada logo no início, as chances de tratamento e de cura, são muito maiores”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

TRATAMENTO

Referência municipal para o tratamento oncológico, o Hospital Anchieta realizou, neste ano, 219 biopsias de próstata e 49 cirurgias. A rede municipal ofertou mais de 23 mil exames de dosagem de antígeno prostático específico (PSA).

Comente aqui