Data: 26/03/2020 14:30 / Autor: Ana Carolina Martins / Fonte: Secom - PMSBC

Prefeitura de São Bernardo inova e lança programação online durante pandemia

Ações são coordenadas pela Secretaria de Cultura e Juventude com o projeto “A Cultura não para”


Crédito: Reprodução Facebook

Em meio às medidas preventivas contra o Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, lançou o projeto “A Cultura não para”, com atividades alternativas para incentivar a permanência das pessoas em casa. Na internet e redes sociais estão sendo disponibilizados conteúdos culturais e gratuitos em literatura, música, artes visuais e formação.

Tais iniciativas foram adotadas após o cancelamento de programações e fechamento de espaços culturais, conforme a publicação do decreto nº 21.111, de 16 de março de 2020, no Notícias do Município, a fim de conter o avanço da pandemia na cidade até que o risco seja mitigado.

De acordo com o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, foram desenvolvidas atividades para que as pessoas continuem dentro de casa, restringindo o contágio pela doença. “Utilizamos a criatividade para pulverizar a cultura por meio de múltiplas ações. Continuamos valorizando e estimulando a formação do público para o pleno exercício da cidadania”, disse.

Uma das novidades que teve início na quarta-feira (25/03) é o sistema de EaD, por meio do Google Meet (sistema gratuito e acessível) para 230 alunos dos cursos regulares e profissionalizante de Cine/TV e Animação do Centro de Audiovisual (CAV). As aulas são ao vivo e realizadas de segunda a sexta-feira, nos mesmos horários das aulas presenciais (de manhã e à noite).

A coordenadora de formação, Denise Szabo, falou da importância do contato entre os alunos e professores. “A aula ao vivo permite que os estudantes e os trabalhos desenvolvidos sejam acompanhados de perto. No caso de alunos de 2º e 3º módulos, o sistema concede a continuidade de trabalhos que já vem sendo desenvolvidos desde o semestre anterior. Já para os do 1º semestre, oferece a possibilidade de maior contato com os novos colegas, inclusive a formação de grupos para o desenvolvimento de trabalhos”, disse. Durante as aulas os arte-educadores também estão disponíveis para tirar dúvidas e oferecerem orientações, a partir de seu planejamento para aulas online.

No entanto, Denise ressalta que estão adiantando conteúdos teóricos que viriam somente ao final do semestre para o sistema EaD. Assim que as aulas voltarem a ser presenciais, a parte prática será suprida, especialmente nas disciplinas de direção de atores, direção de fotografia, Flash, entre outras, cujas reposições estão agendadas inicialmente para julho.

REDES SOCIAIS
Os professores do Centro Livre de Música (CLM) prepararam apresentações para alegrar e reconfortar o dia a dia. Violão, acordeon, clarinete, madeiras e flauta doce são alguns dos instrumentos que serão exibidos todas as terças e quintas-feiras, às 10h.

Além disso, para que os alunos do espaço não percam os conhecimentos adquiridos e mantenham ativos os estudos, semanalmente, no dia da aula, os educadores realizam postagens por Whatsapp ou Google Drive, para os grupos, cada qual com seu nível de conhecimento, vídeo aulas e materiais teórico e prático.

Já os servidores das Bibliotecas Públicas Municipais realizam todas as quartas e sextas-feiras, às 13h, contação de história selecionada através do acervo de livros. A primeira narração foi “Feliz Aniversário, Lua”, do escritor e ilustrador norte-americano Frank Asch.

A Pinacoteca de São Bernardo também inova e disponibiliza no Facebook e Instagram imagens e comentários de obras diariamente.

CONFIRA AS REDES SOCIAIS DA SECRETARIA DE CULTURA E JUVENTUDE:

Facebook
@saobernardo.cultura
facebook.com/saobernardo.cultura

Instagram
@cultura.saobernardo
Instagram.com/cultura.saobernardo

Portal
www.saobernardo.sp.gov.br/cultura

Pinacoteca
Facebook
facebook.com/pinacotecadesaobernardo/
Instagram
Instagram.com/pinacotecasbc

Comente aqui