São Bernardo Saúde

Prefeitura de São Bernardo inicia aplicação de 2ª dose em idosos com mais de 90 anos

Chegada novo lote da Coronavac (13.600 doses), no último domingo (28/02), amplia o processo de vacinação no município

  • Data: 01/03/2021 17:03
  • Alterado: 01/03/2021 17:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Prefeitura de São Bernardo inicia aplicação de 2ª dose em idosos com mais de 90 anos

Crédito:Ricardo Cassin / Prefeitura de São Bernardo do Campo

Com a chegada de um lote de imunizante Coronavac (13.600 doses), no último domingo (28/02), a Prefeitura de Sa~o Bernardo dá continuidade ao Plano Municipal de Imunizac¸a~o contra a Covid-19, com a aplicação da segunda dose da vacina aos profissionais de Saúde e idosos com 90 anos ou mais.

As novas doses serão destinadas para 8.290 profissionais de Saúde e 2.680 idosos com mais 90 anos ou mais. Ambos os públicos-alvo deverão ter tomado a primeira dose de Coronavac, para poderem receber a segunda dose do imunizante.

De acordo com o prefeito de Sa~o Bernardo, Orlando Morando, a cidade dispõe de um sistema organizado e ágil no cumprimento do Programa Nacional de Imunização (PNI). “Estamos adotando todas as medidas necessárias para que a cobertura vacinal da nossa população atinja níveis satisfatórios e nos proporcione o retorno da desaceleração desta pandemia o mais breve possível. Nosso maior objetivos é seguir protegendo vidas”, declarou o chefe do Executivo.

A sequência da vacinação seguirá os mesmos moldes da primeira etapa. Os idosos serão vacinados em domicílio pelas equipes das Unidades de Saúde. Médicos, dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e biomédicos serão imunizados no Ginásio Poliesportivo, localizado na Avenida Kennedy, nº 1.155. As vagas estão disponíveis por meio de cadastro e agendamento obrigatórios no site https://vacinacovid.saobernardo.sp.gov.br/.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS – Para os profissionais de Saúde, além do cadastro e agendamento prévio, será exigido no dia da vacinação a carteira de registro de classe, comprovantes de residência ou trabalho no município, documento com foto, CPF e comprovante do agendamento no site da prefeitura (levar impresso ou digital).

VACINAÇÃO DE 80 A 84 ANOS – Foi ampliado também nesta segunda-feira (02/03) o agendamento on-line para a vacinac¸a~o de idosos com idade entre 80 e 84 anos. A organizac¸a~o e tranquilidade marcaram o ini´cio da imunizac¸a~o contra a Covid-19 de parte deste público Sa~o Bernardo, no sa´bado (27/02). Os moradores receberam a imunizac¸a~o em quatro pontos da cidade: no Pac¸o Municipal (em formato drive thru), ou em postos avanc¸ados montados na Igreja Sa~o Joa~o Batista, no Rudge Ramos; no Gina´sio Poliesportivo do Jardim Orqui´deas; e Gina´sio Poliesportivo do Riacho Grande.

Moradora do bairro Pauliceia, Maria das Dores Alexandrino, 80 anos, elogiou a agilidade no atendimento e profissionalismo da equipe da Secretaria da Sau´de. “Agendamos no dia anterior, pelo site, e foi super ra´pido para tomar a vacina. Fui atendida em 5 minutos, foi tudo tranquilo”, observa ela, que foi imunizada na Paro´quia Sa~o Joa~o Batista, no Rudge Ramos.

A felicidade da empresa´ria Maria Belarmina Bertozi, 82 anos, em receber a vacina foi tanta que ela celebrou o momento como se fosse uma festa, com direito a bala~o de ar. “Estava ansiosa por essa vacina. Quero voltar a` minha vida normal. Em junho, vou fazer 83 anos, mas continuo trabalhando. Tenho uma loja que eu tomo conta, cuido da casa”, destaca a moradora do Rudge Ramos.

Sa~o Bernardo segue como a cidade da Regia~o Metropolitana de Sa~o Paulo que mais imunizou a populac¸a~o, com 47.595 doses de vacinas contra a Covid-19 ja´ aplicadas. Conforme levantamento do Governo Estadual, o munici´pio e´ o terceiro mais eficiente de todo o Estado na aplicac¸a~o dos imunizantes, atra´s apenas de Campinas e da Capital paulista.

AVALIAÇÃO – Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a expectativa é que a vacinação deste público alvo seja concluída até a próxima quarta-feira (03/03). “A descentralização dos postos nos permitiu agilidade na aplicação destas doses, que contempla 78% dos idosos entre 80 e 84 anos”, reforçou.

FASES CONCLUÍDAS  – A Prefeitura de Sa~o Bernardo ja´ concluiu a imunizac¸a~o dos idosos e trabalhadores das Instituic¸o~es de Longa Permane^ncia (ILPIs), bem como dos indi´genas com a primeira e segunda dose da vacina. Os idosos de 90 anos ou mais e de 85 a 89 receberam a primeira dose em domici´lio para evitar deslocamento e conta´gio deste pu´blico-alvo. Os profissionais de Sau´de, tanto da linha de frente, como das demais a´reas, receberam a primeira dose e seguem sendo vacinados com a segunda dose.

Compartilhar:
1
Crédito:Ricardo Cassin / Prefeitura de São Bernardo do Campo
1
Crédito:Ricardo Cassin / Prefeitura de São Bernardo do Campo
1
Crédito:Ricardo Cassin / Prefeitura de São Bernardo do Campo
1
Crédito:Ricardo Cassin / Prefeitura de São Bernardo do Campo

  • Data: 01/03/2021 05:03
  • Alterado: 01/03/2021 05:03
  • Redação
  • Prefeitura de São Bernardo do Campo









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados