Data: 01/03/2021 17:08 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo

Prefeitura de São Bernardo inicia aplicação de 2ª dose em idosos com mais de 90 anos

Chegada novo lote da Coronavac (13.600 doses), no último domingo (28/02), amplia o processo de vacinação no município


Crédito: Ricardo Cassin / Prefeitura de São Bernardo do Campo

Com a chegada de um lote de imunizante Coronavac (13.600 doses), no último domingo (28/02), a Prefeitura de Sa~o Bernardo dá continuidade ao Plano Municipal de Imunizac¸a~o contra a Covid-19, com a aplicação da segunda dose da vacina aos profissionais de Saúde e idosos com 90 anos ou mais.

As novas doses serão destinadas para 8.290 profissionais de Saúde e 2.680 idosos com mais 90 anos ou mais. Ambos os públicos-alvo deverão ter tomado a primeira dose de Coronavac, para poderem receber a segunda dose do imunizante.

De acordo com o prefeito de Sa~o Bernardo, Orlando Morando, a cidade dispõe de um sistema organizado e ágil no cumprimento do Programa Nacional de Imunização (PNI). “Estamos adotando todas as medidas necessárias para que a cobertura vacinal da nossa população atinja níveis satisfatórios e nos proporcione o retorno da desaceleração desta pandemia o mais breve possível. Nosso maior objetivos é seguir protegendo vidas”, declarou o chefe do Executivo.

A sequência da vacinação seguirá os mesmos moldes da primeira etapa. Os idosos serão vacinados em domicílio pelas equipes das Unidades de Saúde. Médicos, dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e biomédicos serão imunizados no Ginásio Poliesportivo, localizado na Avenida Kennedy, nº 1.155. As vagas estão disponíveis por meio de cadastro e agendamento obrigatórios no site https://vacinacovid.saobernardo.sp.gov.br/.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS - Para os profissionais de Saúde, além do cadastro e agendamento prévio, será exigido no dia da vacinação a carteira de registro de classe, comprovantes de residência ou trabalho no município, documento com foto, CPF e comprovante do agendamento no site da prefeitura (levar impresso ou digital).

VACINAÇÃO DE 80 A 84 ANOS – Foi ampliado também nesta segunda-feira (02/03) o agendamento on-line para a vacinac¸a~o de idosos com idade entre 80 e 84 anos. A organizac¸a~o e tranquilidade marcaram o ini´cio da imunizac¸a~o contra a Covid-19 de parte deste público Sa~o Bernardo, no sa´bado (27/02). Os moradores receberam a imunizac¸a~o em quatro pontos da cidade: no Pac¸o Municipal (em formato drive thru), ou em postos avanc¸ados montados na Igreja Sa~o Joa~o Batista, no Rudge Ramos; no Gina´sio Poliesportivo do Jardim Orqui´deas; e Gina´sio Poliesportivo do Riacho Grande.

Moradora do bairro Pauliceia, Maria das Dores Alexandrino, 80 anos, elogiou a agilidade no atendimento e profissionalismo da equipe da Secretaria da Sau´de. “Agendamos no dia anterior, pelo site, e foi super ra´pido para tomar a vacina. Fui atendida em 5 minutos, foi tudo tranquilo”, observa ela, que foi imunizada na Paro´quia Sa~o Joa~o Batista, no Rudge Ramos.

A felicidade da empresa´ria Maria Belarmina Bertozi, 82 anos, em receber a vacina foi tanta que ela celebrou o momento como se fosse uma festa, com direito a bala~o de ar. “Estava ansiosa por essa vacina. Quero voltar a` minha vida normal. Em junho, vou fazer 83 anos, mas continuo trabalhando. Tenho uma loja que eu tomo conta, cuido da casa”, destaca a moradora do Rudge Ramos.

Sa~o Bernardo segue como a cidade da Regia~o Metropolitana de Sa~o Paulo que mais imunizou a populac¸a~o, com 47.595 doses de vacinas contra a Covid-19 ja´ aplicadas. Conforme levantamento do Governo Estadual, o munici´pio e´ o terceiro mais eficiente de todo o Estado na aplicac¸a~o dos imunizantes, atra´s apenas de Campinas e da Capital paulista.

AVALIAÇÃO - Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a expectativa é que a vacinação deste público alvo seja concluída até a próxima quarta-feira (03/03). “A descentralização dos postos nos permitiu agilidade na aplicação destas doses, que contempla 78% dos idosos entre 80 e 84 anos”, reforçou.

FASES CONCLUÍDAS  – A Prefeitura de Sa~o Bernardo ja´ concluiu a imunizac¸a~o dos idosos e trabalhadores das Instituic¸o~es de Longa Permane^ncia (ILPIs), bem como dos indi´genas com a primeira e segunda dose da vacina. Os idosos de 90 anos ou mais e de 85 a 89 receberam a primeira dose em domici´lio para evitar deslocamento e conta´gio deste pu´blico-alvo. Os profissionais de Sau´de, tanto da linha de frente, como das demais a´reas, receberam a primeira dose e seguem sendo vacinados com a segunda dose.

Comente aqui