São Bernardo Mobilidade

Prefeitura de São Bernardo entrega novo Complexo Tereza Delta

O prefeito Orlando Morando liberou nesta quarta-feira (12/08) novos acessos do sistema viário, localizado no km 21 da Anchieta, garantido mais rapidez para motoristas

  • Data: 12/08/2020 20:08
  • Alterado: 22/08/2023 22:08
  • Autor: Daniel Macário
  • Fonte: Secom/PMSBC
Prefeitura de São Bernardo entrega novo Complexo Tereza Delta

Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC



O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou nesta quarta-feira (12/08) mais uma importante obra de Mobilidade Urbana na cidade: o novo Complexo Tereza Delta, localizado no km 21 da Via Anchieta. Considerado o projeto de maior investimento na área, com aporte financeiro de R$ 168 milhões, o sistema viário passa a oferecer cinco novos acessos a população, permitindo assim, mais fluidez e rapidez no deslocamento de aproximadamente 46 mil motoristas que trafegam pela região diariamente, além de passageiros do transporte público, por meio do Corredor Anchieta-Imigrantes.

O novo complexo é a quarta grande obra de Mobilidade Urbana entregue desde 2017 pela Prefeitura de São Bernardo, somando-se a conclusão do Viaduto Mamãe Clory, Complexo Castelo Branco e do Viaduto da Praça dos Bombeiros – batizado de José Gomes da Silva. Juntas, as obras receberam investimento superior de R$ 350 milhões.

“A maior obra de um governo é mudar a vida das pessoas e, seguramente, o Complexo Tereza Delta vai proporcionar mais qualidade de vida para nossa população. O complexo passa a dar uma nova dinâmica para a operação de tráfego da cidade, ampliando os acessos ao Centro, assim como, abrindo novas possibilidades de saídas para motoristas que estão na Anchieta e desejam acessar diversos bairros do município”, destacou o chefe do Executivo. “Com isso, concluímos um importante pacote de melhorias da Mobilidade Urbana de São Bernardo, com entrega de 4 novos viadutos e novos corredores de ônibus por toda cidade”.

O ato de entrega do viário contou ainda com a participação do vice-prefeito Marcelo Lima e do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.

MELHORIAS – Entre os novos trechos do complexo está a alça de acesso que irá absorver motoristas que estão na Via Anchieta, sentido São Paulo, e desejam acessar o viaduto Tereza Delta, sentido bairro Assunção, ou o retorno para o Litoral.

Outra novidade é a nova saída para motoristas que estão na Anchieta e desejam acessar o Centro de São Bernardo, na altura do km 20,7. Além desse novo viário, motoristas terão ainda neste trecho um acesso exclusivo para a Vila Duzzi, pela Rua do Cruzeiro. Por fim, o complexo contará com um retorno sob o Viaduto Tereza Delta para quem retornar ao Centro, além de alça de acesso para a Via Anchieta.

Para modernização do Complexo Tereza Delta, foram utilizados mais de 17 mil m³ de concreto, além de 13.500 toneladas de pavimento asfáltico. O viaduto também passa a contar em toda sua extensão com passagem para pedestres.

AVANÇO – Os novos acessos integram pacote de melhorias no sistema viário da região. No fim de abril, a Prefeitura entregou a primeira etapa do novo complexo, com a conclusão das obras de duplicação do viaduto Tereza Delta. O viaduto de 800 metros conta agora com três faixas de rolamento, sentido Centro-Bairro.

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL – Em mais uma ação de preservação ambiental, o Complexo Tereza Delta foi contemplado ainda com o plantio de 1.000 mudas nativas em todo seu entorno, garantindo mais paisagismo para a região, além de efetivar compensação ambiental da obra.

NOVIDADE – Além do novo viário, moradores que residem no entorno ganharão ainda neste ano uma Arena Parque de Esportes. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (12/08) pelo prefeito Orlando Morando. O equipamento de lazer que contará com infraestrutura completa com campo de futebol e quadra de basquete será construído em área localizada embaixo do complexo viário, que nos últimos meses foi utilizada como canteiro de obras.

Compartilhar:
1
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados