Data: 19/10/2021 18:13 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo

Prefeito Orlando Morando certifica GCMs de destaque em setembro

Quatro agentes receberam homenagem em evento no Salão Nobre do Paço; entre os tributos atuação em parto de um bebê


Crédito: Omar Matsumoto / PMSBC

Um bebê salvo graças à atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo. Essa ocorrência pautou a cerimônia realizada pela Prefeitura, que entregou, na manhã desta terça-feira (19/10), certificados a agentes que se destacaram em suas atividades no mês de setembro. Foram concedidos quatro tributos em evento no Salão Nobre do Paço. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e estimular o bom trabalho desenvolvido por profissionais que atuam na segurança da cidade. A escolha dos homenageados foi feita pelos próprios servidores da corporação. É a quarta edição desta iniciativa, viabilizada junto à Secretaria de Segurança Urbana.

O primeiro tributo foi concedido ao subinspetor José Ribeiro dos Santos e aos agentes Luan de Souza e Fernando Pacheco Baccarin (3ª classe). O certificado se deu com base em episódio de patrulhamento pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, quando os guardas foram informados que uma mulher estava em trabalho de parto dentro de um estabelecimento comercial. Eles foram ao local e iniciaram o primeiro atendimento até a chegada do Samu. A criança estava com o cordão umbilical envolto no pescoço. O subinspetor Ribeiro, com auxílio dos colegas, fez o procedimento necessário para concluir o parto com segurança.

“É grande alegria trazer esse reconhecimento, não do prefeito, mas da Prefeitura de São Bernardo. Ao assumirmos, (em 2017), encontramos uma GCM desmotivada e, por vezes, desautorizada. Quando convidei o coronel Carlos Alberto (dos Santos, secretário de Segurança) demos algumas missões, entre elas devolver a autoestima, confiança e a certeza de que as ações da GCM estariam respaldadas pelo município. Investimento é obrigação do poder público, bem como dar condições de trabalho, com carros, nova sede e plano de cargos e carreira”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

A mulher atendida na ocorrência era Bruna Caetano da Silva, 28 anos, dona de casa, que participou da solenidade com o filho Jefferson nos braços, recém-nascido, saudável, graças à atuação da guarda. “Tenho muita gratidão (pela GCM). Meu filho estava com o cordão umbilical no pescoço, um risco. O atendimento de socorro se deu de forma rápida, foi fundamental”, disse. O subinspetor Ribeiro frisou que, para a GCM, esse momento de reconhecimento “é gratificante”. “No curso de formação recebemos todos os tipos de orientação. Não esperamos nos deparar com a situação, mas estamos preparados. Ocorrência que envolve vida é marcante. Só nos enaltece, e faz com que continuemos trabalhando sempre com afinco, em prol da sociedade.”

Comente aqui