Data: 23/08/2019 16:17 / Autor: Ana Carolina Martins / Fonte: PMSBC

Pinacoteca de São Bernardo recebe premiação da 12ª Salão de Arte Contemporânea

Evento retomado pela gestão do prefeito Orlando Morando marca abertura de exposição com 32 obras selecionadas e o aniversário de 10 anos do espaço expositivo no endereço atual


Ao todo foram escolhidas 32 obras individuais
Ao todo foram escolhidas 32 obras individuais

Crédito: Divulgação/PMSBC

A Pinacoteca de São Bernardo (Rua Kara, 105, Jardim do Mar) volta a ser cenário de destaque nas artes visuais. Após anos interrompido, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, retoma a realização do Salão de Arte Contemporânea. Trata-se de um dos eventos artísticos mais importantes do País, que chega a sua 12ª edição e terá neste sábado (24/8), às 19h30, a premiação e exposição das peças selecionadas. O evento faz parte do calendário de 466 anos da cidade e também marca a celebração de 10 anos do espaço expositivo no endereço atual, comemorado em 22 de agosto.

“Desde o início, esta gestão tem recuperado espaços públicos, democratizado seu uso para diferentes grupos culturais, bem como incentivar a inserção de crianças, jovens e adultos no universo das artes, além de estimular a formação de público. Era natural incentivarmos uma ação que faz parte da história de nossa cidade”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Ao todo foram escolhidas 32 obras individuais e uma de coletivo artístico que vão de instalação, objetos, passando por acrílico e fotoperformance. Haverá a participação de nomes reconhecidos na arte regional que entregarão a quatro artistas os prêmios em dinheiro, no total de R$ 10,5 mil, e placas de menções honrosas a três outros classificados. O edital que teve inscrições abertas, de 15 de maio a 30 de junho, recebeu 454 propostas de 17 estados brasileiros e uma do exterior.

Para o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, é uma satisfação poder retomar, após 11 anos, o Salão de Arte Contemporânea. “Tivemos uma grande quantidade de inscritos, com uma qualidade que nos surpreendeu. Com esta ação estamos valorizando a política de produção de arte contemporânea e tornando a Pinacoteca como um polo para os artistas da nossa região, que podem contar com um espaço expositivo de artes visuais aberto a todos”, disse.

Renan Marcondes Cevales, de São Bernardo, é uma das revelações do Salão. Ele que está doutorando pela ECA USP, é artista plástico, performer e pesquisador, com um trabalho que articula coreografia, escultura e pesquisa teórica para descolonizar formas de afeto e desejo a partir da colocação de corpos em situações assumidamente patéticas.        

Confira os artistas selecionados:

-  Selecionados do 1º ao 4º lugar que receberão a Prêmio Aquisição:

Renan Marcondes Cevales

Christiane Cerqueira Martins

Bruno Novais Poli

Manoel Canada

-  Selecionados Menção Honrosa:

Ricardo Sanches

Aline Moreno de Oliveira

Livia Afonso de Aquino

- Selecionados que comporão a Exposição:

Alexandre Arthur Silveira

Antonio João Gonzaga

Audrian Vinicius Cassanelli Griss

Cynthia Leitão da Cunha

Dora Monteiro Smeke

Edmilson José da Silva Filho

Erinaldo da Conceição Cirino

Francisco Emídio Contente Pereira dos Santos

Genivaldo de Amorim

Gilio Mialichi Neto de Oliveira

Guilherme Callegari Melo

Gustavo Aragoni Silveira Moraes

João Paulo Accacio

João Paulo Alvaro Racy

Julia Malta Cardozo Pezzoni

Luís Eduardo Gasparian

Luiz Lavalle Filho

Luiza Uady Siwek

Marcos do Nascimento Saad

Maria Lúcia Slongo Rebelato

Marianne Nassuno

Maysa Thereza de Oliveira e Britto

Michael Jorge da Silva

Natalie Mireya Mansur Ramirez

Sergio Adriano Dias Luiz

Sofia Schramm de Brito

Viviane Vallades da Silva

Comente aqui