Data: 14/09/2012 21:20 / Autor: Redação / Fonte: PMSBC

Pinacoteca de São Bernardo ganha mural artístico de 133 metros quadrados

Parceria entre a Prefeitura e artistas do Grande ABC, a intervenção foi pintada a seis mãos e está aberta ao público


Pinacoteca de SBC ganha mural gigante
Pinacoteca de SBC ganha mural gigante

Crédito: Nilson Sandre

Onde antes havia apenas um muro totalmente branco agora existe um mural de 133 metros quadrados pintado a seis mãos. Intitulado de Mural da Pinacoteca, a intervenção, entregue oficialmente nesta sexta-feira (14), contou com apresentação de um vídeo e bate-papo com os artistas. O evento foi realizado na Pinacoteca, na Rua Kara, 105, no Jardim do Mar, e o público já pode conferir o trabalho neste fim de semana. A entrada é gratuita.

O projeto trata-se de uma parceria entre a Prefeitura de São Bernardo do Campo e os artistas Daniel Melim, Emerson de Oliveira (Emol) e Michel Ramalho (Cena Sete), todos do Grande ABC. Anteriormente, eles já haviam participado do projeto Mural 191, como foi batizado o muro grafitado de 191 metros lineares do Conjunto Habitacional Sítio Bom Jesus, no Grande Alvarenga.

No ano passado, o local passou pela primeira etapa do Projeto de Urbanização Integrada do Alvarenga, que prevê a urbanização dos núcleos Sítio Bom Jesus, Divinéia/Pantanal, Ipê e Alvarenga Peixoto, e ganhou novas moradias, obras de infraestrutura, praça e centro comercial.

Os desenhos no muro externo da Pinacoteca são variados e trazem a proposta individual de cada artista sob a ótica da arte urbana moderna, que transforma espaços deteriorados ou sem vida em verdadeiros painéis artísticos. A obra de Emol simboliza as relações sociais movidas pelo capitalismo no mundo, a de Melim se inspira na pop art, abreviatura de popular art, em uma referência à cultura de massas, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista.

Alguns dos trabalhos já foram, inclusive, expostos no Memorial da América Latina, Masp e Museu Afro Brasileiro, além de países como Espanha, Estados Unidos, Inglaterra e Austrália.

Comente aqui