Data: 22/11/2019 09:38 / Autor: Daniel Macário / Fonte: Secom/PMSBC

Orlando Morando resgata história dos 50 anos do Paço com reabertura do Salão Nobre

Em celebração a data, Prefeitura promoveu exposição com história da construção do edifício


Exposição 50 anos do Paço Municipal
Exposição 50 anos do Paço Municipal

Crédito: Ricardo Cassin

Símbolo do desenvolvimento urbano e econômico da cidade, o Paço Municipal de São Bernardo completa neste mês 50 anos de história. Para celebrar a data, o prefeito Orlando Morando reabriu, nesta quinta-feira (21/11), o Salão Nobre do edifício, que nos últimos meses passou por ampla reforma. O ato foi acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, demais secretários e servidores. A cerimônia que contou ainda com a participação do arquiteto André Bomfim – filho de Jorge Bomfim, responsável pela concepção do projeto do Paço -, foi marcada também pela inauguração da exposição que celebra o aniversário de cinco décadas do prédio da Prefeitura.

Projetado pelos arquitetos Jorge Bonfim e Toru Kanazawa, o Paço Municipal de São Bernardo do Campo foi concebido em novembro de 1969 como monumento à pujança vivida pela cidade à época. A construção de 19 andares, na Praça Samuel Sabatini, acompanhou um importante período de crescimento econômico e de perspectiva de um novo momento de desenvolvimento social vivo pela cidade.

“O Paço Municipal é um marco da cidade, mas infelizmente nos últimos anos, com o abandono de todo seu entorno, acabou tornando-se uma ferida aberta na população. Com empenho e dedicação, conseguimos devolver este símbolo de 50 anos atrás para a população com a inauguração do Piscinão do Paço e de sua esplanada. Algo que marca a transformação que São Bernardo tem vivido nos últimos meses”, destacou o chefe do Executivo.

Filho de um dos arquitetos responsáveis pelo projeto do Paço, André Bomfim, 50 anos, não escondeu sua emoção ao prestigiar a exposição em celebração ao cinquentenário do prédio. “Meu pai projetou este edifício quando ainda era funcionário público da Prefeitura, o que é um orgulho para ele e todos nós. Assim como, ver a atual gestão resgatar a história do Paço Municipal hoje é emocionante”, discursou.

EXPOSIÇÃO – Desenvolvida pela Secretaria de Comunicação, em conjunto com a Secretaria de Cultura e Juventude, a exposição 50 anos do Paço Municipal ficará aberta para visitação a partir desta sexta-feira (22/11) ao público na entrada do Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A exposição reúne 42 fotos do Acervo da Prefeitura que juntas contam os momentos mais marcantes da história do edifício e sua esplanada. Visitantes poderão conferir de perto registros da construção do edifício, imagens do gabinete do prefeito na década de 1980, como também, eventos emblemáticos que o Paço recebeu, como o show do cantor Roberto Carlos, nos anos 1990.

A exposição traz ainda fatos recentes, como a construção do Piscinão do Paço e o show em comemoração aos 466 anos de São Bernardo que reuniu 90 mil pessoas na Esplanada do Paço, em evento que marcou a reabertura do símbolo da cidade.

Comente aqui