Data: 04/11/2019 16:47 / Autor: Daniel Macário / Fonte: Secom/PMSBC

Orlando Morando dá início à implantação de estacionamento rotativo 100% digital

Chefe do Executivo assinou a concessão do sistema rotativo do município nesta segunda-feira (04/11); medida prevê modernização do serviço e passará a vigorar em janeiro de 2020


Prefeito Orlando Morando dá início à implantação de estacionamento rotativo 100% digital em São Bernardo
Prefeito Orlando Morando dá início à implantação de estacionamento rotativo 100% digital em São Bernardo

Crédito: Omar Matsumoto/ PMSBC

Com objetivo de modernizar o atendimento aos motoristas do município, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou o início do processo de modernização do sistema de estacionamento rotativo da cidade, incluindo a adoção de ferramentas digitais em toda sua área de abrangência. O acordo é válido por dez anos, podendo ser prorrogado por igual período. O ato de assinatura ocorreu nesta segunda-feira (04/11), no Paço Municipal, e contou com a participação de secretários municipais e dos representantes da empresa Estapar, vencedora da concorrência pública.

O novo sistema de estacionamento rotativo passará a vigorar a partir do dia 2 de janeiro de 2020. Entre as obrigações, a concessionária deverá modernizar o sistema fornecendo pagamento da tarifa 100% digital, o emprego de tecnologias de identificação automatizada de irregularidade no uso das vagas, além de qualificação do atendimento aos usuários do serviço.

O contrato, cujo valor da outorga foi fixado em R$ 18,5 milhões, prevê ainda instalação, manutenção e conservação da sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura do solo), além da ampliação gradativa do estacionamento rotativo, passando das atuais 2.884 vagas para 4.600 distribuídas pela cidade, no Centro e nos bairros  Rudge Ramos, Vila Duzzi, Baeta Neves, Jardim do Mar, Chácara Inglesa e Vila Marlene. Em todas as regiões haverá a garantia do uso de vagas de idoso e deficiente, conforme prevê a legislação.

“Com a concessão passaremos a adotar um sistema rotativo 100% digital, deixando de utilizar o talão para o estacionamento da nossa cidade. Este modelo virá para facilitar a vida das pessoas que não terão mais necessidade de ficar se deslocando para a compra de créditos”, destacou o prefeito Orlando Morando. Com o novo sistema, a concessionária deverá pagar 5% do faturamento ao município, desta forma, possibilitará o incremento na economia da cidade.

Segundo o diretor da Estapar, Adelcio Antonini, a partir deste mês, a nova concessionária já passará a atuar com a Prefeitura no processo de transição do sistema, incluindo, a divulgação das plataformas. Antonini antecipou que o atual sistema será aceito até o início de 2020. “Em janeiro, quando assumirmos a operação, ainda aceitaremos o uso dos talões vigentes”.  Os valores do rotativo, por sua vez, permanecerão sem mudanças.

DIGITAL – Reconhecida por adotar diferenciais tecnológicos na prestação de seus serviços, como equipamentos automatizados para a operação do serviço de rotativo, a Estapar irá disponibilizar para usuários de São Bernardo o aplicativo Vaga Inteligente. Com este APP será possível pagar, renovar e regularizar o tíquete até o tempo máximo permitido.

Com a função GPS, o aplicativo permitirá que o usuário encontre facilmente onde o veículo foi estacionado. Ainda é possível configurar um alerta que informa o período de vencimento do tíquete. A compra dos créditos pelo aplicativo Vaga Inteligente poderá ser feita com cartão de crédito.

FUNDAÇÃO CRIANÇA – Em compromisso firmado junto a Prefeitura, a Estapar dará prioridade na contratação de 110 jovens, que atualmente trabalham no Rotativo de São Bernardo, por meio da Fundação Criança.

Caso não sejam aprovados no processo de seleção da empresa, a Administração ofertará uma bolsa no valor de R$ 400, a ser pago pela Fundação Criança, para que os jovens realizem um curso profissionalizante.

Chefe do Executivo assinou a concessão do sistema rotativo do município nesta segunda-feira (04/11);
Chefe do Executivo assinou a concessão do sistema rotativo do município nesta segunda-feira (04/11);

Crédito: Omar Matsumoto/ PMSBC

Comente aqui