Data: 05/11/2019 17:03 / Autor: Redação / Fonte: assessoria

Orlando Morando doa parte do salário para Associação Bell’Itália Língua e Cultura

Instituição mantém parceria com a Prefeitura na capacitação de professores que lecionam italiano para 2.194 alunos do programa Educar Mais


Prefeito Orlando Morando doa parte do salário para Associação Bell’Itália Língua e Cultura
Prefeito Orlando Morando doa parte do salário para Associação Bell’Itália Língua e Cultura

Crédito: divulgação

A doação de parte do salário do prefeito Orlando Morando superou, na noite desta segunda-feira (04/11), a marca de R$ 175 mil, com a entrega de mais um cheque no valor de R$ 5.021,08, desta vez, à Associação Bell’Itália Língua e Cultura. O valor refere-se à majoração do salário do chefe do Executivo, aprovada pelo governo anterior. A doação foi feita no dia em que a entidade completa nove anos de existência. O cheque, o 35º doado desde o início de seu mandato, irá contribuir com os trabalhos realizados pela instituição. O ato contou com a presença da presidente da Bell’Itália, Sônia Maria Galuchi, do secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, e do vereador Almir do Gás.

“A Associação Bell’Itália Língua e Cultura tem feito um belíssimo trabalho com 23 professores da rede municipal. Graças às bolsas de estudo, cedidas por um ano, os docentes têm a oportunidade de aprender italiano e compartilhar o seu aprendizado com cerca de 2.200 alunos do Ensino Fundamental do programa Educar Mais. Trata-se de uma importante parceria que tem integrado parte de nossa cultura à Educação de nossas crianças”, afirmou o chefe do Executivo.

A presidente da Associação Bell’Itália, Sônia Maria Galuchi, ficou satisfeita em ter sido incluída na doação. “Trata-se de um reconhecimento não só do prefeito, mas do cidadão Orlando Morando ao trabalho feito pela entidade. Essa ação tem ajudado a transformar a Educação da cidade. Além de divulgar a língua e a cultura italiana, que também é parte de nossa formação quanto são-bernardenses, estamos recuperando a história deste povo em nossa cidade”, disse.

AULAS DE ITALIANO – A Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura e Juventude, mantém parceria com a Associação Bell’Itália, que concede bolsa de estudos a 23 professores da rede municipal. O treinamento tem duração de um ano e aborda língua, linguagem e a cultura italiana. A Bell’Itália também foi responsável pelo desenvolvimento dos materiais de ensino. Com apoio da entidade e da Prefeitura, a cidade recebeu o show gratuito da cantora italiana Mafalda Minnozzi, em maio deste ano, no Teatro Lauro Gomes (Rudge Ramos), em ação promovida pelo Consulado Geral da Itália.

HISTÓRIA – Desde 1986, São Bernardo é parceira da cidade italiana Marostica, por meio de acordo denominado Cidades-Irmãs. O convênio de irmandade representa base formal e legal para o estabelecimento de acordos de cooperação técnica, programas de intercâmbio e desenvolvimento econômico e atendimento à comunidade oriunda do país ou região da cidade irmã. A cidade possui uma expressiva colônia italiana, instalada na região desde meados do século XIX e que colaborou para o crescimento e desenvolvimento da cidade.

Comente aqui