Data: 19/09/2019 10:21 / Autor: Carla de Gragnani / Fonte: Secom - PMSBC

Orlando Morando anuncia reforma da UBS Vila Rosa

Unidade será transferida para o edifício ao lado, com ganho significativo de espaço e conforto, além de atendimento estendido até as 22h


Prefeito Orlando Morando autoriza obras de reforma da UBS Vila Rosa
Prefeito Orlando Morando autoriza obras de reforma da UBS Vila Rosa

Crédito: Ricardo Cassin/PMSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, autorizou na noite desta quarta-feira (18/09) o início das obras de reforma, ampliação e adaptação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Rosa, no Jardim Independência. Atualmente, a unidade ocupa prédio de dois pavimentos, cuja estrutura será desativada e transferida para o edifício ao lado, com ganho significativo de espaço e conforto, além de atendimento estendido até as 22h, em modelo já implantado nas unidades Taboão, Vila São Pedro, Alvarenga e Vila União. A previsão é que a nova estrutura de atendimento, mais moderna e segura, seja entregue à população até junho do próximo ano. Durante as obras, os atendimentos seguirão sendo realizados normalmente no prédio atual.

Antiga demanda dos usuários, a reforma chegou a ser iniciada pela gestão passada, mas foi paralisada em 2016, no governo do ex-prefeito Luiz Marinho. A continuidade do projeto, que vai beneficiar moradores do Jardim Independência e adjacências (Parque dos Pássaros, Jardim Vera Cruz, Jardim Beatriz, entre outros), está orçada em R$ 1,5 milhão, com serviços executados pela empresa CPO Projetos e Obras, vencedora do processo licitatório aberto pela Administração.

“Esta é uma região que soma muitas pessoas e a UBS Vila Rosa é a unidade de referência. Por isso esta reforma é muito importante para garantirmos um atendimento de excelência para os moradores. A esperança de ver essa unidade reformada já tinha sido retirada destas pessoas e, agora, estamos a trazendo de volta”, destacou o chefe do Executivo, durante cerimônia de assinatura da ordem de serviço para início das intervenções. O evento também contou com participação do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, secretário-adjunto de Saúde, Dr. Edson Nakazone, além de vereadores e população do bairro.

Com as intervenções, o espaço para atendimento aos moradores será ampliado dos atuais 639 m² para área de 831,64 m². O local contará com 12 consultórios clínicos, além consultório odontológico, sala de acolhimento com espaço criança, farmácia, sala de vacina, curativo, medicação, sanitários públicos, fraldário e cobertura exclusiva para Parada de Ambulância, com ligação direta à sala de medicação e inalação.

Atualmente, a UBS Vila Rosa conta com 26 mil pacientes ativos, atendidos por corpo de funcionários formado por 54 profissionais, sendo seis médicos. A unidade realiza cerca de 5,2 mil atendimentos por mês. “Esta UBS vinha clamando por melhorias há muito tempo. Tenho certeza que com esta reforma teremos um ganho importante de qualidade e produtividade, além melhores condições de trabalho e atendimento”, completou Nakazone.

Serviços - No local são oferecidos serviços como consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, coleta para exames laboratoriais, curativos, planejamento familiar, vigilância em saúde, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos, ações de controle da dengue e outros riscos ambientais em saúde, pré-natal e puerpério com acolhimento mãe-bebê, rastreamento de câncer de colo uterino (preventivo) e câncer de mama, teste rápido de gravidez, sífilis e HIV, entre outros.

A unidade também oferece os programas Cuidar +, De Bem com a Vida, Programa de Saúde na Escola, Grupo de Adolescentes e de Mulheres, além de ações como Cantinho das histórias, Clube da Brincadeira, Agita, Lian Gong, Caminhada, Horta comunitária, Plano de parto, Teatro Educativo, entre outros.

Comente aqui