Data: 15/07/2019 16:27 / Autor: Redação / Fonte: Adote um Cidadão

ONG promove passeio socioeducativo em Jipes para deficientes físicos

O evento aconteceu no último sábado, 13 de julho, e foi organizado pela ONG 'Adote um Cidadão'. Os participantes embarcaram em jipes e exploraram Paranapiacaba e a Trilha do Cachorro Louco


2° Jipe Eficiente do 'Adote um Cidadão'
2° Jipe Eficiente do 'Adote um Cidadão'

Crédito: Divulgação

Neste final de semana, 13 de junho, aconteceu o 2º Jeep Eficiente, que reuniu 60 cidadãos pra lá de especiais, tanto jipeiros de nossa região e seus familiares, quanto os deficientes da ONG Adote um Cidadão. Foi um sábado repleto de lama, aventura e diversão.

Após saírem do paço municipal de São Bernardo do Campo, os participantes foram para a estrada Índio Tibiriçá e chegaram até Paranapiacaba, onde fizeram uma visita sociocultural pelas ruas e pela estação ferroviária. Em seguida, voltaram para os 12 jipes e um caminhão militar, que acompanhava o passeio, e se destinaram a Estrada do Sal onde ocorreria a segunda parte do passeio socioeducativo organizado pela ONG.

A Trilha do Cachorro Louco foi o grande momento do dia, após os jipeiros levarem os alunos do Adote a vários atoleiros, descidas e subidas espetaculares, os presentearam: descrevendo para os deficientes visuais a mata atlântica e toda a emoção que eles, jipeiros, também sentiram ao dedicar um pouco de seu dia trazendo novas sensações a esse grupo tão especial. Durante a trilha, os jipeiros realizaram um delicioso churrasco regado com muito bate papo onde as risadas foram o ponto alto da conversa.

 “Não tenho palavras para dizer como era lindo ver a felicidade nos rostos deles, uma coisa tão simples e de coração, pois ali (na Trilha) não tem tristeza. Esse dia maravilhoso ficará em nossa lembrança”, disse o jipeiro Daniel Raposo.

Já Aguinaldo Beraldo afirmou que a experiência foi diferente e inovadora. “eu e minha família já ajudamos a outras instituições de caridade, o que nós fizemos foi bem diferente. Foi uma experiência completamente nova e muito bacana. Eu jamais esperaria trabalhar com deficientes visuais. Foi muito reconfortante e maravilhoso”.

Wilson de Oliveira foi acompanhado de sua esposa, Marinalva, que assim como o marido, ambos são deficientes visuais. Wilson agradeceu pela oportunidade de poder participar do evento, e para ele os jipeiros “eram uma turminha muito bacana, foi tudo muito bom”. Ele também achou muito emocionante as descrições feitas pelos jipeiros do ambiente em que se encontravam.

Já a mãe do deficiente físico Adriano Pereira, Egilda Pereira, agradeceu ao Adote e aos jipeiros por conseguir levar a cadeira de Adriano por lugares antes inexplorados, e proporcionar um sorriso cativante no rosto de seu filho.  

O ‘Adote um Cidadão’ realiza passeios socioeducativos mensalmente, além de um curso de inclusão digital para deficientes e cursos profissionalizantes para jovens. Todas as realizações da Ong são gratuitas e mantida por amigos há 20 anos.

No próximo dia 04 de agosto, será realizada a ‘Feijuca do Adote’ em comemoração dos 20 anos da instituição. O evento acontecerá a partir das 12hs, no Salão Nobre da Associação dos Funcionários Públicos de SBC, localizada à Rua 28 de Outubro, 61.

Os convites custam R$ 75,00, informações (11) 4124-8777


Comente aqui