Data: 16/08/2019 17:56 / Autor: Carla de Gragnani / Fonte: Secom - PMSBC

Obra do Piscinão do Paço chega ao fim no próximo dia 20

A quatro dias da entrega da maior obra de drenagem urbana no País, Prefeitura fecha últimos detalhes para evento mais esperado do mês de aniversário


Com gestão de Orlando Morando, obra do Piscinão do Paço chega ao fim no próximo dia 20
Com gestão de Orlando Morando, obra do Piscinão do Paço chega ao fim no próximo dia 20

Crédito: Gabriel Inamine

A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Orlando Morando, vai garantir na próxima terça-feira (20/08) – aniversário dos 466 anos da cidade –, a entrega da maior obra de drenagem urbana atualmente me curso no País: o Piscinão do Paço, que vai colocar um fim definitivo aos problemas de enchentes na região do Centro. O ato oficial terá início às 12h. As comemorações de aniversário terão prosseguimento ao longo do dia com apresentações dos artistas Michel Teló, Xand Avião, César Menotti e Fabiano, Marcos e Belutti, Kell Smith, Paolo e Yasmin Santos.

A inauguração da obra acontece após uma longa saga marcada por escândalos e abandono efetivo da obra por parte da gestão do ex-prefeito Luiz Marinho (PT). Após uma rigorosa auditoria sobre o contrato firmando junto ao consórcio Centro Seco, por parte do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), os serviços foram reiniciados em 2017, prela atual gestão, por meio da captação de recursos junto à Confederação Andina de Fomento (CAF). Esta nova etapa marcou um novo ritmo de andamento da obra, que chegou a registrar mais de 1.000 trabalhadores atuando ao mesmo tempo no projeto.

“Este é um marco na história de São Bernardo. Estamos garantindo a entrega de uma obra que deveria estar pronta desde 2016. Infelizmente, a gestão do ex-prefeito, do PT, não respeitou a população, tratando este projeto de forma negligente e irresponsável, chegando ao absurdo de paralisá-lo, sem se preocupar com as conseqüências. Esta é uma obra que vai mudar a realidade de quem mora e trabalha no Centro e adjacências e que vai salvar vidas. É o nosso presente de aniversário para a população de São Bernardo”, destacou o chefe do Executivo.

Foram dois anos de trabalho intenso e muitos avanços. Primeiro, foi o túnel de 950 metros, que liga a Rua Jurubatuba e a Avenida Aldino Pinotti, concluído em 2018, além de diversas obras de microdrenagem. Na sequência, foi a vez da conclusão do reservatório, com capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água, passando para sua concretagem e implantação da laje da esplanada do Paço, com 24 mil m2. Faltando apenas quatro dias para entrega da obra,  já foram utilizados 2.500.000 kg de aço e 29.000 m3 de concreto. Hoje, na reta final, são quase 200 colaboradores ativos atuando no projeto.

O projeto também inovou com o emprego de novas tecnologias, como a utilização da areia reciclada, elemento ainda novo na construção civil que, até então, era indicada para usos mais específicos, além de equipamentos avançados para implosão de rochas, sem impacto em construções vizinhas, por meio da tecnologia plasma.

FESTA DE ANIVERSÁRIO – Para celebrar este marco, a Prefeitura vai promover uma festa especial com shows de artistas de projeção nacional. As apresentações não têm verba pública, sendo patrocinados pela iniciativa privada, por meio das empresas Bem Barato e Rádio Gazeta FM. No evento, não será permitida a entrada com latas, garrafas (tanto de vidro e plástico) e demais itens que ofereçam qualquer risco à segurança, como objetos ponte agudos e de metal.

Neste dia, não será cobrada a passagem para quem for utilizar os ônibus com acesso ao Paço, das 12h às 23h59. Haverá ainda esquema especial no trânsito do entorno do Paço, com desvios no tráfego entre às 10h e 0h. A alça de acesso da Praça Samuel Sabatini, nas proximidades do terminal do Trolébus estará interditada para a circulação de veículos. Somente os ônibus passarão pelo local. Agentes de Trânsito estarão ajudando com o fluxo dos carros e pedestres. O evento também contará com reforço da Guarda Civil Municipal (GCM) para garantir a segurança, além do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Comente aqui