Data: 30/07/2015 18:01 / Autor: Redação / Fonte: PMSBC

Núcleo de teatro da Fundação Criança estreia espetáculo “Os Saltimbancos”

Apresentação será dia 31 para funcionários da instituição e, em agosto, para alunos da rede municipal


Núcleo de teatro da Fundação Criança
Núcleo de teatro da Fundação Criança

Crédito: Nilson Sandre

Após três meses de ensaios, alunos do núcleo de teatro Contando História, da Fundação Criança, estreiam sexta-feira (31) a peça “Os Saltimbancos”. O espetáculo é inspirado em musical homônimo que fez sucesso nos anos 1970 – com canções de Chico Buarque – e também no conto “Os Músicos de Bremen”. Este último é uma alegoria política, na qual o burro representaria os trabalhadores do campo; a galinha, a classe operária; o cachorro, os militares; e a gata, os artistas. A apresentação será às 15 horas, no teatro da própria instituição (Rua Francisco Visenteiner, 800, Bairro Assunção).

Em “Os Músicos de Bremen”, os quatro animais querem ir para a cidade de Bremen, espécie de refúgio para os oprimidos de toda a Alemanha. Lá se tornariam músicos, mudariam seus destinos e buscariam um novo sentido para a vida.

No período de ensaios, o grupo da Fundação Criança também teve aulas de canto.

De 5 a 15 de agosto, a peça será exibida a alunos na rede municipal de ensino em um “caminhão palco” do projeto Garoto Cidadão Circula Brasil, da Fundação CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), que circula o país acolhendo manifestações artísticas que sejam referências nas cidades por onde passa. O objetivo é colaborar com a formação continuada dos educandos.

O projeto consiste em um caminhão especialmente adaptado para apresentações culturais gratuitas em locais públicos. O veículo é um meio de levar cultura a lugares de difícil acesso. O espetáculo conta com apoio do Banco Scania.

Todos os integrantes do núcleo de teatro – jovens e adolescentes com idades entre 15 e 18 anos – estão inseridos nos programas sociais da Fundação e já possuem certa experiência nos tablados. No primeiro semestre deste ano encenaram a peça “Vasilisa, a Bela e a Megera Baba Yaga”, versão russa do conto infantil Cinderela. No ano passado, o grupo levou para os palcos a peça “Sherazade Conta Aladdin”.

Contando História – O núcleo de teatro é uma das ações do programa Contando História, que tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária por meio de atividades que estimulam a convivência social e buscam abordar questões relevantes sobre a juventude, contribuindo na construção de novos conhecimentos.

A iniciativa oferece vivências teóricas e práticas em ações de cidadania por meio da arte e da cultura, atendendo também a missão de promover, defender e garantir os direitos humanos de crianças e adolescentes.

Confira abaixo a programação.

De 5 a 12 de agosto, às 10h e às 14h30, as apresentações no caminhão palco serão apenas para alunos da rede municipal de ensino, na sede da Fundação Criança (Rua Francisco Visenteiner, 800, Bairro Assunção);

Dia 13: Apresentação para o público (10h e 14h30) na Praça João Bassani (Avenida Araguaia, Riacho Grande);

Dia 15: Apresentação para o público (das 9h às 16h) em frente ao Centro Educacional Unificado Celso Daniel (Estrada Particular Eiji Kikuti, Bairro Cooperativa). 

Comente aqui