Data: 18/05/2020 14:04 / Autor: Publieditorial / Fonte: PMSBC

Novo Hospital de Urgência de São Bernardo

O maior complexo hospitalar do País dedicado a combater o coronavírus


A Prefeitura de São Bernardo do Campo inaugurou o novo Hospital de Urgência da cidade no dia 14 de maio. O hospital chega em meio à pandemia da Covid-19 e, por isso, foi totalmente adaptado para atender com exclusividade os pacientes da doença.

Inicialmente previsto para oferecer 20 leitos de UTI e mais 20 leitos pós-operatórios, com possibilidade de serem convertidos para tratamento intensivo, o Hospital de Urgência abre as portas com um total de 80 novos leitos de UTI. Assim, as demais unidades da rede pública do município são desafogadas e podem atender pacientes com outros problemas de saúde.

Além dos 80 leitos de UTI, o novo Hospital de Urgência conta com 170 leitos de enfermaria, totalizando 250 novos leitos dedicados às vítimas do coronavírus. Dessa forma, a Prefeitura dobrou a quantidade de leitos disponíveis no município para enfrentar a pandemia.

Ao todo, foram investidos R$ 127,6 milhões na construção do novo hospital, além de auxílios financeiros dos governos federal e estadual para a compra de equipamentos. O resultado é a mais moderna estrutura no País para o combate à Covid-19. E depois que a doença estiver vencida, o novo hospital permanecerá aberto, prestando atendimento de urgência a todos os cidadãos que utilizam o sistema público de saúde.

Prêmio de Melhor Arquitetura no Estado de São Paulo - Associação Paulista de Críticos de Arte

23.000 m² de área construída

7 pavimentos

1.500 profissionais, sendo:
- 1.065 novos funcionários diretos e indiretos

250 novos leitos, sendo:
- 80 leitos de UTI
- 170 leitos de enfermaria

3 salas cirúrgicas

2 salas de raios-X

2 salas de ultrassom

Sala de tomografia

Sistema de aquecimento solar

Sistema de água de reuso

4 grupos de geradores

8 elevadores, sendo:
- 4 maca-leitos
- 2 sociais
- 2 monta-cargas

Comente aqui