Data: 04/04/2013 15:25 / Autor: Ana Lucia Almeida / Fonte: PMSBC

Novas lombadas na Chácara Inglesa trazem mais segurança a motoristas

Obstáculos instalados pela Prefeitura no entorno da Praça Ibrahim de Almeida Nobre ajudam a diminuir a velocidade, evitando acidentes


Lombadas trazem mais segurança
Lombadas trazem mais segurança

Crédito: Divulgação

 

O trânsito no entorno da Praça Ibrahim de Almeida Nobre, na Chácara Inglesa, ficou mais seguro desde a semana passada, quando foi concluída a implantação de quatro lombadas naquele complexo viário.

Além de propiciar a diminuição da velocidade na rotatória, os obstáculos possibilitam circulação em maior segurança dos motoristas que vêm das vias de acesso ao local, principalmente oriundos da Avenida Índico e das avenidas Nações Unidas, Barão de Mauá, Kennedy e do acesso da Lucas Nogueira Garcez, sentido da pista centro-bairro, para a praça.

Segundo técnicos da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, a implantação dos obstáculos na Praça Ibrahim de Almeida Nobre segue os mesmos critérios usados na Praça Giovanni Breda, no Bairro Assunção, onde sempre houve lombadas. “Também usamos como critério o fato de aquela área apresentar grande fluxo viário, com alto índice de acidentes”, explica a diretora do Departamento de Engenharia de Tráfego, Fernanda Espel.

Nos últimos cinco anos, a média era de 51 acidentes registrados por ano, sendo a maioria colisão traseira e lateral, o que representa quase um acidente por semana, sem contar aqueles em que os motoristas acabam optando por não fazer boletim de ocorrência.

Para o taxista Rafael de Oliveira, a implantação de lombadas foi uma ótima alternativa para aumentar a segurança do trânsito no local. “Antes era um transtorno para quem saía da Avenida Barão de Mauá ou da Kennedy, o risco de acidente era muito alto. Agora, o motorista é obrigado a diminuir a velocidade, o que já facilita bastante”, opina.

Comente aqui