Data: 30/05/2020 19:55 / Autor: Leandro Baldini / Fonte: Secom - PMSBC

Morando vai ao Palácio do Governo e prova que São Bernardo está melhor do que a capital

Prefeito entrega ao Estado plano de São Bernardo para reabrir atividade econômica; na reunião apresentou a estrutura municipal no combate à pandemia


Morando foi recepcionado pelo secretário José Henrique Germann
Morando foi recepcionado pelo secretário José Henrique Germann

Crédito: Divulgação

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou neste sábado (30/05) ao Governo do Estado um amplo documento, cujo teor apresenta detalhadamente as ações que o município vem realizando no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A ação ocorreu após o prefeito conquistar o direito de uma revisão por parte da equipe do Estado, que, a princípio, qualificou a cidade e toda a região metropolitana no nível “vermelho”, sem condições de afrouxamentos à quarentena.

Na companhia de demais chefes do Executivo do Grande ABC e do secretário municipal de Saúde, Dr Geraldo Reple Sobrinho, Morando foi recepcionado, no Palácio dos Bandeirantes, pelos secretários estaduais José Henrique Germann (Saúde) e Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) e entregou o plano estrutural de São Bernardo, composto por todos os dados que garantem melhor classificação da cidade para avanço na flexibilização de atividades comerciais, que seguem reclusas, exceto serviços essenciais.

APÓS O ENCONTRO, FICOU ESTABELECIDO QUE AVALIAÇÃO DEVA SER CONCLUÍDA E ANUNCIADA PELO ESTADO ATÉ QUARTA-FEIRA (03/06).

No documento, entregue por Morando, consta a capacidade viabilizada pelo município, desde o início da pandemia, como a quantidade de leitos (517 no total, sendo 151 de UTI e 366 de enfermaria), destacados em 5 hospitais permanentes. Neste quesito, o município supera a cidade de São Paulo – já aprovada para flexibilização –, uma vez que garante o critério de 18 leitos de UTI para cada 100 mil habitantes, enquanto a Capital viabiliza 10 leitos para cada 100 mil habitantes.

“Em todos os aspectos garantimos resultados superiores, que colocam São Bernardo em uma condição de poder executar o seu plano. A preservação e o salvamento de vidas continuam como nossas prioridades. Mas não aceitamos injustiça e viemos mostrar que o que executamos na cidade foi extremamente essencial para termos condições de combater o coronavírus”, destacou Morando.

ESTUDO
O Instituto Votorantim, pertencente ao grupo Votorantim, elaborou o Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM), composto por indicativos que medem a vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19, divulgou estudo e São Bernardo foi a segunda no País menos vulnerável ao vírus.

Prefeitos do ABC participam de reunião com os secretários estaduais José Henrique Germann (Saúde) e Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional)
Prefeitos do ABC participam de reunião com os secretários estaduais José Henrique Germann (Saúde) e Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional)

Crédito: Divulgação

Comente aqui