Data: 18/09/2019 10:56 / Autor: Daniel Macário / Fonte: Secom/PMSBC

Morando apresenta case de gestão na área de Segurança em fórum internacional

Apresentação detalhou ações feitas em São Bernardo em evento com prefeitos da América Latina nesta terça-feira


Prefeito Orlando Morando apresenta case de gestão na área de Segurança em fórum internacional na Argentina
Prefeito Orlando Morando apresenta case de gestão na área de Segurança em fórum internacional na Argentina

Crédito: Divulgação/PMSBC

A redução dos indicadores de criminalidade de São Bernardo, com a adoção de iniciativas pioneiras na área de Segurança, foi destaque, nesta terça-feira (17/09), durante a realização do Fórum Internacional sobre Tecnologia e Inovação Segurança Urbana, realizado na cidade de Buenos Aires, na Argentina. A convite da Corporação Andina de Fomento (CAF), o prefeito Orlando Morando ministrou palestra apresentando o case da gestão na área. Na oportunidade foram apresentados aos convidados resultados obtidos pela Administração municipal com programas como o Noite Tranquila, além de investimento no setor com a implantação do maior plano de valorização da Guarda Civil Municipal e instalação do 1° COI do Estado.

Organizado pelo Ministério da Segurança Nacional da Argentina e pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina, no âmbito do projeto Cidades com Futuro da CAF, a palestra reuniu prefeitos e autoridades de países como México, Uruguai e Peru. O evento contou ainda com a participação do secretário de Finanças de São Bernardo, José Luiz Gavinelli, e do secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Santos Costa.

“A convite da CAF tivemos uma experiência muito importante para aperfeiçoar técnicas e aprimorar as ações da nossa cidade, principalmente, visando proporcionar mais segurança para nossa população. Uma oportunidade de trocarmos boas experiências durante essa missão de dois dias aqui na Argentina”, afirmou o chefe do Executivo que durante o encontro ainda falou sobre as recentes obras entregues na cidade, como o Piscinão do Paço e os viadutos Castelo Branco e Praça dos Bombeiros.

CIM – Atualmente, o Centro Integrado de Monitoramento de São Bernardo acompanha em tempo real imagens de 400 câmeras de segurança espalhadas pela cidade. O espaço conta com atuação de mais de 40 profissionais de diversas áreas, como GCM, Samu, Trânsito e Defesa Civil.

DETECTA – Desde abril, o município ganhou o reforço de 273 equipamentos integrados com o sistema Detecta, apto a realizar leitura de placas e realizar o cruzamento de dados do trânsito em tempo real com o banco de dados das polícias Civil e Militar e do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).

COI – Ainda neste ano, o município irá inaugurar o 1° Centro de Operações Integradas de Segurança do Estado. Localizado no Centro da cidade, em prédio de 1.900 m² localizado na Avenida Redenção, o COI de São Bernardo abrigará as operações do Batalhão Especial da Polícia Militar (Baep), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), da Delegacia do Idoso, da Polícia Civil, além da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil. Ao todo, o local abrigará cerca de 400 agentes de Segurança.

Comente aqui