Data: 15/04/2013 15:59 / Autor: Redação / Fonte: PMSBC

Luiz Marinho se encontra com o comandante Túlio Cherém

O prefeito de São Bernardo apresentou ao comandante da Escola Superior de Guerra as oportunidades que o município oferece para a indústria de defesa; Marinho também falou com Celso Amorim


Marinho, Celso Amorim e comandante Túlio Cherém
Marinho, Celso Amorim e comandante Túlio Cherém

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, se reuniu nesta segunda-feira (15) com o comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Túlio Cherém, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Marinho ainda se encontrou com o Ministro da Defesa, Celso Amorim, que participava de uma atividade no mesmo local.

No encontro com Cherém, Marinho apresentou as oportunidades que São Bernardo oferece para a indústria de defesa do País e a necessidade que a região e a cidade têm de entrar nesse mercado. "Uma pergunta que fazemos é por que o ABC tem uma participação tão fraca na indústria de defesa. A região precisa botar um pé nessa indústria. Esse é o nosso desejo", afirmou Marinho, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O prefeito falou ainda sobre o Arranjo Produtivo Local (APL) de Defesa e Segurança do Grande ABC, recentemente criado com o apoio do poder público municipal.

"Sabemos que a ESG, como formuladora da estratégia de defesa do País, pode nos ajudar a trazer essa indústria para a região", disse o prefeito. Marinho também tratou das viagens que fez à Suíça e França, em 2010, no contexto das negociações do Governo Federal para a renovação da frota de caças da Força Aérea Brasileira, ainda em curso, e das oportunidades que esse negócio pode gerar para São Bernardo e a região.

Outro ponto citado pelo Prefeito como um diferencial de São Bernardo é a criação, no município, de um Parque Tecnológico. Seu objetivo será de criar inovações tecnológicas por meio da articulação entre poder público, iniciativa privada e a academia. Um dos pilares do parque será, justamente, o desenvolvimento de tecnologias vinculadas à indústria de defesa. Cherém elogiou a iniciativa do prefeito de preparar a cidade para receber empresas fornecedoras da indústria de defesa. Ele também se colocou à disposição para ajudar o município nessa tarefa. "Sabemos que a indústria desse setor não começa com a fabricação do avião, mas de pequenas peças e estamos à disposição da sua cidade", afirmou.

No encontro, Marinho também discutiu a palestra que fará, em setembro, no Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD), em São Paulo, e a inclusão de representantes da região nesses cursos. "A participação de São Bernardo será fundamental”, disse o comandante. Também participam do encontro o general Zambão, diretor do Centro de Estudos Estratégicos da ESG, o Almirante Magno, comandante do CGERD, e o coronel Hiram Câmara, editor da Revista do Clube Militar.

Comente aqui