Data: 29/05/2021 08:13 - Alterado em: 27/09/2021 09:10 / Autor: Redação / Fonte: Ipem-SP

Ipem-SP verifica pesos padrão para indústria e oficinas de manutenção, em São Bernardo

Verificação de 129 pesos padrão para balanças foi realizado nesta sexta-feira, 24 de setembro


Crédito: Ipem-SP

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, realizou na sexta-feira, 24 de setembro, a verificação inicial de 129 pesos padrão para balanças na fábrica da Toledo do Brasil Indústria de Balanças Ltda, localizada em São Bernardo do Campo, cidade da Região Metropolitana da capital, localizada a 22 km de São Paulo.

Diante da pandemia do Covid-19, o Ipem-SP está com equipes de plantão para atendimento imediato de fabricantes de diversos instrumentos ligados à saúde, inclusive, na verificação de pesos padrão utilizados, inclusive, nas indústrias farmacêuticas e químicas. 

Os pesos padrão são instrumentos denominados balizadores e têm a finalidade de validar balanças e outros pesos em laboratórios.  

A verificação inicial dos pesos padrão é relevante devido ao uso desses instrumentos nas seguintes situações:   

- nos casos que necessitam de medições mais precisas, como as realizadas pelas indústrias farmacêuticas e químicas. Nestes setores, os pesos são usados como padrão referência em balanças para conferência, muitas vezes de forma diária, para verificar se as pesagens estão corretas. 

- oficinas de manutenção de balanças: os pesos são usados para verificar se o instrumento, após o devido reparo, está realizando a pesagem corretamente.  

Comente aqui