Data: 18/05/2022 14:43 / Autor: Redação / Fonte: PMSBC

Implantação do Mais Luz atinge distância de São Bernardo até o Rio de Janeiro

Com conclusão de nova etapa, programa alcança patamar de 465 quilômetros de vias contempladas


Implantação do Mais Luz atinge distância de São Bernardo até o Rio de Janeiro
Implantação do Mais Luz atinge distância de São Bernardo até o Rio de Janeiro

Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

Ao contemplar desta vez os bairros Botujuru e Vila das Valsas, em São Bernardo, o Programa Mais Luz, que estabelece a modernização do sistema de iluminação pública com lâmpadas de LED, passa a abranger área que equivale à distância da região central da cidade até o município do Rio de Janeiro, o que denota a dimensão do projeto até o momento. Isso porque, com a conclusão desta etapa, a efetivação do programa chega à marca de 465 quilômetros de vias beneficiadas em São Bernardo no período de dois anos.

A atual etapa do Mais Luz inclui 39 ruas e avenidas do Botujuru e Vila das Valsas, compreendendo 3,2 quilômetros de extensão. O investimento no local abrange o valor parcial de R$ 228,8 mil, oriundos integralmente de recursos municipais. O aporte envolve a substituição de 143 luminárias, entre elas nas avenidas Beethoven e Ivanovsky, bem como nas ruas Marli Bezerra da Silva, Arco-Íris, do Tesouro e Efraim Ramos da Silva, na busca por eficiência energética, com impacto de economia e segurança no entorno.

“Mais uma boa notícia para o Botujuru e Vila das Valsas com a chegada do Mais Luz. A partir de hoje estamos implantando 143 luminárias. São todas as ruas e avenidas dos dois bairros. É vantagem de 50% na economia na conta de luz e mais segurança para pedestres e motoristas, situação que contempla a transformação que estamos fazendo em São Bernardo”, pontuou o prefeito Orlando Morando. “Esses bairros já receberam, por exemplo, Arena-Parque, Asfalto Novo e, agora, iluminação em LED. Vamos continuar trabalhando neste sentido para melhorar a vida das pessoas”, emendou.

A finalização do Mais Luz nos dois bairros ocorrerá dentro do período de cinco dias, conforme previsão estipulada pelo secretário municipal de Obras e Planejamento Estratégico, Luciano Eber. A conclusão da medida vai equivaler justamente a distância que pode ser alcançada por veículo automotivo entre São Bernardo e o Rio de Janeiro. O anúncio do chefe do Executivo de São Bernardo na região se deu ao lado do vice-prefeito Marcelo Lima, do próprio Luciano Eber e do adjunto da pasta, Mauro Valeri.

TRÂMITE – O programa de inovação do parque de iluminação pública está em andamento desde fevereiro de 2020 e já beneficiou as grandes avenidas que cortam São Bernardo. Foram inclusas até a ocasião a troca de 16,1 mil luminárias de LED, registrando um total de cerca de 31% do parque. O prazo estimado para efetuar a finalização do Mais Luz é desfecho de 2024, atendendo toda a cidade.

Comente aqui