Data: 12/04/2013 17:34 / Autor: Ana Lucia Almeida / Fonte: PMSBC

Guardas Civis de São Bernardo já são mais de mil

Proporcionalmente ao número de habitantes, número de GCMs da cidade é o maior do Estado de São Paulo e um dos maiores do País


Formatura da última turma da GCM
Formatura da última turma da GCM

Este ano, a Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo (GCM) passará a contar com 1006 integrantes na sua corporação, superando a meta de chegar a mil guardas em 2013. Além dos 240 novos guardas que se formaram no dia 6 de abril, a Secretaria de Segurança Urbana já fez o chamamento dos candidatos remanescentes do último concurso público, realizado em março de 2012, que iniciarão o curso de formação.

Nos últimos quatro anos, o efetivo quase dobrou, passando de 536 para 971 guardas, sendo 241 mulheres e 730 homens. Com esse número, São Bernardo passa a contar com o maior efetivo do Estado de São Paulo e um dos maiores do País, considerando-se a proporção de habitantes. "Além disso, estamos chegando a quase 30% do efetivo feminino que é estabelecido pelo estatuto. Esperamos em breve superar esse número", destacou o prefeito Luiz Marinho.

Por meio do aumento do efetivo, a Guarda Civil Municipal irá reforçar o policiamento preventivo em diversas regiões da cidade, uma vez que esses guardas serão direcionados para as seis inspetorias regionais (Centro, Assunção, Rudge Ramos, Riacho Grande, Taboão/Paulicéia e Batistini/Alvarenga).

Foco preventivo e comunitário - A Guarda Civil Municipal de São Bernardo foi criada há 13 anos com o objetivo de proteger os bens, serviços e instalações do município, além de contribuir para a segurança dos cidadãos, agindo de forma preventiva e comunitária.

Além das inspetorias regionais, que contribuem para a descentralização do policiamento, a GCM atua por meio de programas como o Ronda Cidadã, Segurança Escolar, Guarda Ambiental e ainda com o policiamento nos próprios municipais, atuação em eventos e nas ruas a pé ou com bicicleta.

Por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), são coordenadas e potencializadas as ações conjuntas do município, por meio da GCM, com as demais forças de segurança do Estado, como as polícias civil e militar.

Marinho na solenidade de formatura
Marinho na solenidade de formatura

Comente aqui