Data: 09/10/2019 09:15 / Autor: Mayra Anjos / Fonte: Secom - PMSBC

Guarda Ambiental flagra pesca ilegal na Represa Billings

Um homem foi multado em R$ 1.000 em pesca considerada ameaçadora para os peixes que logo entram em período de defeso


Guarda Ambiental flagra pesca ilegal na Represa Billings
Guarda Ambiental flagra pesca ilegal na Represa Billings

Crédito: Divulgação/PMSBC

Em operação de proteção e preservação da represa, a Guarda Ambiental de São Bernardo, frustrou no último sábado, (05/10), grupos que realizavam pescas predatórias as margens da represa Billings no Pós Balsa. Na ação, foram apreendidas 28 tarrafas, 50 João bobo (armadilha de pesca) e 800 metros de rede.

Nenhum dos pescadores tinham licença para a pratica, um homem foi multado em R$ 1.000 reais, por crime ambiental. Além da pesca desenfreada os pescadores também realizavam ações proibidas como fechar todo o bico (margem) da represa, ato impróprio até mesmo na pesca legalizada.

Em 2017, a Prefeitura de São Bernardo, em ação conjunta com o Ministério Público (MP), adotou uma política de respeito e preservação ao Meio Ambiente, aumentando a fiscalização as margens da represa, além de inibir construções ilegais em áreas de mananciais.

No período de defeso do ano passado, a Guarda Ambiental conseguiu resgatar mais de 50 kg de peixes recém-retirados da represa.

PATRULHAMENTO - Ao perceber que muitas das irregularidades são cometidas por pescadores da região que já conhecem a abordagem, a Guarda Ambiental aumentou e mudou a tática de patrulha em horários alternados .

Todas as ocorrências registradas pela Guarda Ambiental são encaminhadas para a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal. Os pescadores que possuem permissão para a atividade deverão ter a licença caçada.

Comente aqui