Data: 05/08/2022 17:09 / Autor: Redação / Fonte: PMSBC

GCM de São Bernardo e Polícia Civil deflagram operação contra furtos de cabos elétricos

Forças policiais da cidade prenderam um homem por receptação de fios retirados de equipamentos do município


GCM de São Bernardo e Polícia Civil deflagram nova operação contra furtos de cabos elétricos
GCM de São Bernardo e Polícia Civil deflagram nova operação contra furtos de cabos elétricos

Crédito: Divulgação/PMSBC

O combate ao furto de cabos elétricos em São Bernardo segue gerando resultados. Na última quinta-feira (4/8), a GCM (Guarda Civil Municipal) e a Polícia Civil deflagraram a Operação Hefesto, cujo objetivo foi desmantelar esse esquema. Um sujeito foi preso em flagrante por receptação de fios pertencentes ao poder público.

Durante a operação, as forças policiais apreenderam cerca de 400 metros de cabos elétricos oriundos da iluminação pública e sinalização semafórica. O homem detido é proprietário de estabelecimento que comercializa materiais recicláveis (ferro velho), local onde os policiais encontraram diversos cabos pertencentes ao município e à concessionária de energia elétrica – o caso foi registrado no 3º DP de São Bernardo.

“A parceria da GCM e a Polícia Civil é importante na perseguição a esse tipo de crime, já que a inteligência das investigações consegue identificar possíveis estabelecimentos onde esses cabos públicos são comercializados. Nossa GCM também segue realizando o policiamento ostensivo e rotineiramente captura criminosos em flagrante furtando os fios”, explicou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.

É a segunda vez que a GCM de São Bernardo se une à Polícia Civil para deflagrar esse tipo de operação. A primeira edição dessa integração (Operação Moiras), realizada em maio, resultou na prisão de três pessoas em flagrante. Ao todo, três estabelecimentos foram notificados e outro lacrado. A Operação Hefesto envolveu 23 viaturas da GCM e 20 da Civil, além de outros 21 fiscais da Prefeitura.

TENTATIVA DE ASSALTO – Na manhã desta sexta-feira (5/8), a Secretaria de Segurança Urbana homenageou GCMs por atuações em ocorrências de destaque no mês de julho. Os GCMs José Macio Ferreira de Souza (1ª Classe) e Richard Newman da Silva (2ª Classe) foram condecorados por intervenção que impediu um assalto a uma família na região central, no início de julho. A dupla estava em policiamento ostensivo durante a madrugada quando perceberam a ação dos criminosos. Houve troca de tiros e um dos sujeitos morreu no local. O segundo foi preso.

Já o GCM Emerson Júnior Barbosa da Silva (1ª Classe) recebeu certificado de menção honrosa (GCM do mês) por acumular duas décadas de dedicação à corporação, em especial na atuação nas ações da Operação Noite Tranquila, considerado o maior programa de combate a pancadões e ocorrências de perturbação de sossego da história de São Bernardo.

Comente aqui