Data: 15/07/2019 16:50 / Autor: Redação / Fonte: PMSBC

Fundação Criança discute desafios dos jovens no mercado de trabalho

Seminário realizado em parceria com a Faculdade de Direito de São Bernardo marcou os 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente


Fundação Criança de São Bernardo reúne especialistas para discutir desafios dos jovens no mercado de trabalho
Fundação Criança de São Bernardo reúne especialistas para discutir desafios dos jovens no mercado de trabalho

Crédito: Divulgação/PMSBC

Às vésperas do 29ª aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Fundação Criança, reforçou essa data trazendo especialistas, além de autoridades e profissionais ligados aos direitos das crianças e dos jovens, para discutir a necessidade de ampliar projetos voltados à capacitação e estreitar, ainda mais, os elos entre a iniciativa privada e pública, para o município e todo o Grande ABC.

Contando com aproximadamente 200 participantes, o Seminário reuniu o Dr. José Roberto Gil Fonseca, secretário da Cidadania e Assuntos Jurídicos; Carlos Romero, secretário de Assistência Social; Sofia Vilela, procuradora no Ministério Público do Trabalho; e também o Prof. Jurandir Santos, do Senac; Danielle Tsuchida, do Inst. Sou da Paz; e João Clemente, prof. da Universidade Mackenzie. O evento recebeu o apoio, ainda, da Faculdade de Direito de São Bernardo, além da presença do prof. Mauro Pardelli Colombo, da Instituição.

CENÁRIO – Com foco central do diálogo, os profissionais destacaram os altos índices de desemprego e o empenho contínuo em proporcionar acesso à educação, especialmente ao ensino profissionalizante, e as últimas frentes abertas para transpor esse complexo desafio. Dr. Gil compartilhou com o público a iniciativa bem-sucedida do projeto Conexão, que reúne ações para aumentar as chances de colocação dos jovens assistidos na Fundação no mercado profissional. Entre elas está o Programa Rotativo Cidadão, por meio do Centro de Iniciação ao Trabalho, a Agência Jovem de Comunicação, o Programa Contando História, Lanchonete Escola, a Padaria Artesanal e até no setor da Construção Civil, esses dois últimos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do município.

Outro avanço se encontra no programa Emprega São Bernardo, que conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo e que realça o empenho da atual gestão em priorizar oportunidades de trabalho. Para isso, há atualmente cursos disponibilizados por meio do Senac, pelo qual já passaram centenas de estudantes, nos últimos anos, além da Central de Trabalho e Renda (CTR) que, após sua reestruturação, tem tornado mais prática a procura e o processo seletivo dos candidatos junto à iniciativa privada. No local, além de orientação, encontram-se disponíveis as vagas em indústrias, comércios e empresas de serviços pela região.

Autoridades e profissionais aproveitaram a ocasião, ainda, para compartilhar os últimos estudos feitos sobre os impactos positivos que a oferta de trabalho e o conhecimento acadêmico e prático podem proporcionar à vida dos jovens. “Criar oportunidades aos jovens e manter iniciativas que promovam melhoria de renda e de qualidade de vida fazem parte do nosso dia a dia e, também por isso, temos acompanhado de perto os avanços no quesito da empregabilidade no município e do acesso à Educação. Trata-se de um esforço conjunto, que envolve diferentes secretarias do município, e que no médio e longo prazos refletirá em resultados ainda mais consistentes”, citou o Dr. Gil.

Comente aqui