Data: 11/11/2019 15:11 - Alterado em: 26/11/2019 13:00 / Autor: Redação / Fonte: Fundação Salvador Arena

FTT tem uma das melhores práticas de estágios do país, segundo a CNI

Faculdade venceu a etapa paulista e ficou em segundo lugar na etapa nacional


Camila Cheruti Santos, da FTT, recebe premiação na FIEB
Camila Cheruti Santos, da FTT, recebe premiação na FIEB

Crédito: divulgação/ Fundação Salvador Arena

A Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), que oferece ensino superior gratuito e está há 8 anos consecutivos no grupo de excelência do Ministério da Educação (MEC), é a segunda colocada no Prêmio IEL de Estágio, oferecido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa visa reconhecer programas de estágio de excelência e boas práticas desenvolvidas por empresas, instituições de ensino e estudantes. Em seletiva regional, a FTT ficou em primeiro lugar.

"Esta é a primeira vez que concorremos ao Prêmio IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e ficamos felizes com o reconhecimento. A formação e o desenvolvimento de oportunidades de diversas formas, fazem parte do cotidiano da Instituição. Nossos alunos são reconhecidos no mercado pela formação técnica e comportamental, e o trabalho do NAC (Núcleo de Apoio a Carreiras) é parte importante deste processo", explica Luciana Guimarães Borges, diretora acadêmica da FTT.

Os projetos que concorreram ao prêmio foram submetidos a avaliação de uma banca examinadora composta por representantes das empresas Duratex S.A, Robert Bosch Ltda, Promotrend do Brasil Serviços de Marketing e Divulgação Ltda., Suzano S.A; e das instituições de ensino Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e Centro Universitário Sumaré. Desta fase, foram selecionados os finalistas das etapas regionais, realizadas entre maio e agosto deste ano nos 13 núcleos distribuídos pelos estados brasileiros.

Na categoria Instituição de Ensino Superior, os critérios de avaliação envolveram, entre outros, o apoio ao estudante na conexão entre conhecimento acadêmico e a experiência prática. Na ocasião, a FTT apresentou os programas que são desenvolvidos, com esta finalidade, pelo Núcleo de Apoio a Carreiras (NAC).

Camila Cheruti Santos, do Núcleo de Apoio a Carreira, explica que o setor apresenta como diferencial para ampliação da formação do aluno, uma política interna inteligente de estágios, com um olhar estratégico para o processo. A iniciativa inclui visitas às unidades concedentes de estágio, encontro com supervisores de estágio, orientação de currículos, eventos de mercado, além de projetos realizados em parceria com empresas para o desenvolvimento profissional de estudantes.

"Oferecemos atividades e oportunidades que estão alinhadas com as principais agentes de integração e empresas de recursos humanos, como aplicação de ferramentas de autoconhecimento para orientação de carreira, auxílio na elaboração de currículo, apoio na busca de oportunidades profissionais e preparação para entrevistas e dinâmicas. Todas são realizadas de forma customizada para graduandos e pós-graduandos da FTT", explica Camila.

Consultoria e capacitação

A FTT também realiza o acompanhamento e a supervisão dos estágios por meio do mapeamento do desempenho do aluno, cujo estudo direciona as ações do NAC para suprimir os gaps e fortalecer as potencialidades; visitas de estágio às empresas concedentes para avaliação do programa e identificação de melhorias nos cursos e atividades; encontro de supervisores de estágio, evento que reúne professores e gestores de empresas para compartilhar as melhores práticas em gestão de talentos e discutir o futuro do trabalho, entre outros.

Ainda no âmbito da preparação do aluno para ingressar ou melhorar sua performance no mercado de trabalho, a FTT também promove ações como a Trilha de Carreiras, em que profissionais do mercado são convidados para compartilhar sua trajetória profissional com as turmas ingressantes; Employer Match, que visa explorar a diversidade de atuação dentro do curso escolhido; Laboratório de Carreiras, treinamentos para o desenvolvimento de competências mapeadas nos relatórios de acompanhamento de estágio; FTT Carreiras, evento que inspira as trajetórias profissionais dos estudantes em curso com a participação de profissionais renomados do mercado; e a Feira de Carreiras, que reúne empresas e agentes de integração disponíveis para tirar dúvidas sobre programas de estágio e trainees.

"A instituição prima pelo desenvolvimento integral dos seus alunos, trabalhando todas as dimensões, por meio de projetos voltados para cidadania, programas de extensão universitária, iniciação científica, desafios empresariais, além da constante atualização de seus cursos para que eles estejam sempre alinhados às demandas do mercado e do aluno, além da missão da Instituição, ", finaliza Luciana.

Comente aqui