Data: 28/10/2015 16:20 - Alterado em: 04/11/2015 17:42 / Autor: Joyce Cunha / Fonte: Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC

Fórum debate os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Abertas as inscrições para Fórum que debaterá o papel das regiões. Evento marcará o lançamento da Frente Parlamentar Socioambiental de Apoio aos ODS no Estado de São Paulo


Estão abertas as inscrições para o Fórum “O Papel das Regiões na Implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” (ODS), que será realizado no dia 13 de novembro, a partir das 8h30, na Faculdade de Direito São Bernardo do Campo (Rua Java, 425 – Jardim do Mar – SBC). Moradores, gestores públicos, estudantes, trabalhadores e todos os interessados em participar da construção de plataformas locais de conhecimentos socioambientais podem se cadastrar para o evento, gratuitamente, pelo site www.frenteparlamentarods.com.br.

O Fórum contará com a participação de entidades e empresas que realizarão breves apresentações sobre os ODS e sobre ações em andamento no Grande ABC que podem contribuir para atingir, localmente, objetivos e metas previstas pela Organização das Nações Unidas.

Os debates sobre o assunto serão abertos por Vera Masagão, membro do Conselho Diretor da ABONG (Associação Brasileira de Organizações não Governamentais), que falará sobre a construção dos ODS e o significado geral dos objetivos e metas.

Na sequência, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC apresentará a atuação do setor público na criação de agenda local do desenvolvimento sustentável no período de 2015-2030. O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico GABC, Giovanni Rocco, falará aos presentes sobre o papel estratégico da cadeia produtiva da defesa para o desenvolvimento regional também pelos próximos 15 anos.

Profissional da Toyota do Brasil fará considerações sobre como a empresa alinha compromisso ambiental em sua produção. O Fórum também contará com a participação do prof.º Dr. Oswaldo Filho, que falará da parceria entre atores sociais e seu papel no desenvolvimento sustentável, explorando o exemplo da incubadora SBCSol e a política pública de estímulo à economia solidária.

Além do Fórum de debate sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o evento marcará o lançamento da Frente Parlamentar Socioambiental de Apoio aos ODS do Sistema das Nações Unidas (ONU) no Estado de São Paulo. O objetivo da Frente é fomentar em todos os municípios de São Paulo, através de capital de relacionamento político e social, o compromisso com os ODS.

O evento será realizado pela Frente Parlamentar Socioambiental de Apoio aos ODS do Sistema das Nações Unidas de São Paulo, Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, com apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Toyota, Faculdade de Direito de São Bernardo, Abong e Universidade Metodista de São Paulo.

SERVIÇO:
Fórum “O Papel das Regiões na Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”/ Lançamento da Frente Parlamentar Socioambiental no Estado de São Paulo
Data: 13 de novembro de 2015 (sexta-feira), das 8h30 às 13h
Local: Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Rua Java, 425 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo

CONFIRA OS 17 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU:
1. Erradicação da pobreza
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2. Erradicação da fome
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3. Saúde de qualidade
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4. Educação de qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5. Igualdade de Gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6. Água limpa e saneamento
Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

7. Energias renováveis
Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

8. Empregos dignos e crescimento econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

9. Inovação e Infraestrutura
Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

10. Redução das Desigualdades
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12. Consumo Responsável
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13. Combate às Mudanças Climáticas
Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

14. Vida Debaixo da Água
Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15. Vida Sobre a Terra
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

16. Paz e Justiça
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17. Parcerias Pelas Metas
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Comente aqui