Data: 23/05/2020 10:17 / Autor: Vivian Rossi / Fonte: PMSBC

Farmácia de Alto Custo de São Bernardo completa 1º ano com 104.824 pacientes atendidos

Prefeito Orlando Morando comemorou a marca durante visita ao espaço; equipamento instalado dentro do Poupatempo do município funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Implantada na gestão do prefeito Orlando Morando, em parceria com o Governo do Estado, a Farmácia da Alto Custo de São Bernardo completou nesta semana um ano de funcionamento. Para registrar a data, o chefe do Executivo esteve no local na manhã desta quinta-feira (21/05) e comemorou a marca de 104.824 pacientes atendidos desde a sua inauguração, mais um avanço para a Saúde no município, com a descentralização dos medicamentos.

“Consideramos este primeiro ano de funcionamento mais um compromisso cumprido e uma vitória aos 12 mil usuários, que hoje demoram em média 15 minutos para serem atendidos. Comparado ao modelo anterior, com a retirada dos medicamentos no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, que tinha fila espera de no mínimo 3 horas, além de economia de tempo, estamos ofertando Saúde e mais qualidade aos serviços prestados”, considerou o prefeito Orlando Morando.

ATENDIMENTO NA PANDEMIA
Durante o período de pandemia de COVID-19, o distanciamento e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também foram adotados para garantir a segurança do usuário e impedir a disseminação do vírus. Por ser um serviço essencial, todos os cuidados estão sendo tomados, bem como a distribuição dos medicamentos, de forma agendada por telefone ou por e-mail.

“Funcionários e pacientes que vem retirar os medicamentos devem estar de máscara e o álcool gel está presente nas bancadas. Os pacientes debilitados podem solicitar que outras pessoas façam a retirada dos fármacos, desde que levem a receita e a apresentação dos documentos necessários”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

APROVAÇÃO
Amplamente aprovado pela população, com índice de 97% entre bom e ótimo, a unidade de São Bernardo conta com 27 funcionários responsáveis pela distribuição de aproximadamente 230 itens (incluindo as fórmulas alimentares), indicados para 85 tipos de doenças, entre elas: Imunossupressores em Transplantes, Esquizofrenia, Parkinsion, Esclerose Múltipla, entre outras.

O morador do bairro Baeta Neves, Everaldo de Oliveira Sezenando, de 48 anos, faz uso de medicamentos de alto custo há oito anos e a esposa há três. “Quando pudemos nos cadastrar para retirar o medicamento na nossa própria cidade foi um alívio pela diminuição do tempo de enfrentamento de fila e pela organização do serviço aqui em São Bernardo. Só melhorou para nós pacientes”, destacou Everaldo.

SERVIÇO
A Farmácia de Alto Custo de São Bernardo está instalada na Rua Nicolau Filizola, nº 100, Centro, dentro do Poupatempo e próximo ao Terminal de Ônibus João Setti, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2630 8081 ou pelo e-mail: contato.fme@saobernardo.sp.gov.br.

Crédito: Ricardo Cassin/PMSBC

Comente aqui