Data: 17/09/2019 15:17 - Alterado em: 02/10/2019 15:52 / Autor: Redação / Fonte: Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Faculdade de Direito de São Bernardo completa 55 anos

Considerada uma das melhores instituições de ensino na área de Direito do Estado de São Paulo, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo completa 55 anos neste sábado (5)


Na Região do Grande ABC, foi a única a receber pela sexta vez consecutiva o Selo de Qualidade OAB Recomenda. Uma honraria concedida a cada três anos às instituições brasileiras de Ensino Superior, que se destacam na formação de bacharéis de Direito, combinando dois critérios: o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o índice de aprovação no Exame da Ordem dos Advogados.

Em 2018, a edição do Ranking Universitário Folha (RUF) também confirmou a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo como a melhor instituição de ensino jurídico do ABC. Na classificação geral do Estado de São Paulo, a Faculdade é a terceira melhor pública, ficando atrás somente da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), primeiro e segundo lugares, respectivamente.

Desde 2017 à frente da direção, o professor Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa tem trabalhado arduamente com sua equipe de colaboradores e professores rumo à modernidade do curso e de suas instalações. Um trabalho que já gerou bons frutos.

Nesse período, houve a implementação dos Núcleos Docente Estruturante, de Pesquisa e de Arbitragem, das Tutorias, do Projeto de Didática e Nivelamento, regulamentação da Monitoria, além do maior fortalecimento dos convênios com universidades estrangeiras.

“A mais recente foi com a Università Degli Studi di Messina, na Itália, que se soma a outras importantes parcerias. Além desse estreitamento com os convênios  internacionais, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo incentiva seus alunos para a realização de pesquisa, haja vista que hoje, 80% de nosso corpo docente é formado por professores doutores”, explica o diretor Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa, que ainda completa:

A instituição educacional foi criada pelo Município de São Bernardo do Campo e o fato de ser uma autarquia legitima e dá credibilidade. Vários programas de atendimento público são ofertados à população, como Direito na Palma da Mão, Escritório Escola, Cejusc, Juizados Especiais, dentre outros. “Isso proporciona ao aluno, aprendizado técnico, prático e uma visão humanista e colaborativa”, finaliza.

O curso de Direito da FDSBC é moderno e atual, pois acompanha todas as tendências das diversas áreas jurídicas. Isso pode ser confirmado com a grade dos cursos de pós-graduação, que vai desde os segmentos mais tradicionais, até os mais atuais, como Direito Digital e Direito das Diversidades (relação completa em www.direitosbc.br).

A atual gestão sabe que a qualidade de ensino está totalmente na mão dos seus colaboradores e professores. Por isso, a instituição tem um programa de aprimoramento de seu corpo docente por meio de concessão de bolsa para pós-doutorado e, recentemente, obteve uma grande conquista junto ao governo municipal.

Foi sancionada a lei de valorização salarial e nova estrutura administrativa, que permite readequação na relação de cargos com consequente reajuste salarial que vai variar entre 13% e 29%. A medida também abrange diversos cargos, dentre eles bibliotecários, assistente jurídico e funções de zeladoria.

Comente aqui