Data: 02/01/2021 10:27 / Autor: Carla de Gragnani / Fonte: Secom - PMSBC

Esperança e Trabalho: Orlando Morando toma posse para segundo mandato

Prefeito de São Bernardo foi oficialmente reconduzido ao cargo, em cerimônia realizada na Câmara Municipal, após obter 67,28% dos votos no primeiro turno


Crédito: Omar Matsumoto\PMSBC

O prefeito reeleito de São Bernardo, Orlando Morando foi oficialmente reconduzido ao comando do poder Executivo, na manhã desta sexta-feira (01/01), durante solenidade de posse realizada na Câmara Municipal. Morando foi reeleito em primeiro turno, com 67,28% dos votos. A cerimônia também marcou a posse do vice-prefeito Marcelo Lima e dos 28 vereadores eleitos para a 18ª legislatura (2021/2024) – sendo 24 da base aliada ao prefeito. O evento foi presidido pelo vereador mais votado da cidade, Danilo Lima (PSDB).

Após a leitura do termo de compromisso para os próximos quatro anos e entrega de documentos, conforme protocolo regimental, o prefeito Orlando Morando fez discurso exaltando as principais conquistas de seu primeiro mandato, como a entrega do maior pacote de obras da história da cidade, entre hospitais, viadutos e corredores de ônibus, e os desafios superados por sua gestão desde 2017, como a pandemia do novo Coronavírus, a reformulação do contrato para coleta de lixo, a transformação do Museu do Trabalhador em Fábrica de Cultura e a quitação da dívida de R$ 200 milhões, em restos a pagar, herdada da última gestão.

Acredito que superar todas estas dificuldades foi minha missão. Ao tomar posse para um novo mandato me sinto mais aliviado, mas sigo com a mesma responsabilidade. Tenho certeza que, com as contas sanadas, será mais fácil planejar a cidade. Hoje, estamos virando o ano com quase R$ 6 milhões em caixa. A cada morador de São Bernardo, aos que vivem, nasceram ou àqueles que trabalham ou estudam em São Bernardo, quero deixar a certeza que hoje inicio um novo mandato, com a mesma energia que comecei há quatro anos. Com a mesma disposição, coragem e respeito, discursou Morando.

O prefeito também destacou os desafios do próximo mandato, como a geração de emprego e renda e o enfrentamento da pandemia, por meio da estruturação de um plano municipal para o recebimento da vacina contra a Covid-19. O planejamento inclui a organização de 100 pontos, entre UBS, escolas e tempos, para o trabalho de imunização da população assim que a vacina for disponibilizada aos municípios.

Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Marcelo Lima também trouxe mensagem de esperança pela chegada da vacina e dedicou sua posse ao seu pai João Lima Fernandes, falecido em 2020. “Os desafios são muitos, mas vamos trabalhar para que São Bernardo siga avançando e no caminho certo”, disse. Ao final da cerimônia, os vereadores realizaram a eleição da mesa diretora para o biênio 2021-2022, que será composta por Estevão Camolesi (presidente) João Batista (vice-presidente), Fran Silva (1º secretário) e Eliezer Mendes (2º secretário).

PRÓXIMOS PASSOS
Iniciado nesta sexta-feira (01/01), o segundo mandato da chapa formada por Morando e Lima será marcada pela entrega de novo pacote de obras e serviços à população. Entre as próximas ações, previstas no plano de governo para 2021/2024, está a inauguração de dois novos hospitais, cinco novos viadutos, instalação de corredores de ônibus e de 1.000 novas câmeras de monitoramento, serviço de patrulhamento aéreo, criação de nova usina de biocombustível, criação do Programa Barreiras Eletrônicas nos acessos do município, implantação de 72 km de ciclovias e ciclofaixas, 430 km de vias pavimentadas, reforma e revitalização de 130 escolas, mais 12 escolas novas, programa Aprender Mais para reforço no pós-pandemia, entre outras medidas.

Comente aqui