Data: 20/06/2019 11:38 / Autor: Mayra Anjos / Fonte: Secom - PMSBC

Equipe de fiscalização ambiental de São Bernardo flagra desmatamento em área de proteção

Ação ocorreu na manhã desta quarta-feira; proprietário do terreno foi multado em R$ 100 mil, devendo recuperar a área


A Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, frustrou nesta quarta-feira (19/06), com a ajuda da Guarda Ambiental, uma ação ilegal de desmatamento na região do Pós-Balsa. Totalizando 4.100 m², a área está situada em região de preservação e proteção ambiental. No local também foram encontrados objetos utilizados para caça animal.  Por meio do flagrante, foi possível localizar o proprietário e aplicar multa no valor de R$ 100 mil.

Ao chegar no local, a equipe encontrou homens trabalhando para o proprietário, que não se apresentou às autoridades. Agora, o responsável pelo terreno tem o prazo de 15 dias para responder ao processo administrativo aberto pela Prefeitura, bem como assinar um termo de reparo ambiental e realizar o pagamento da multa.

O fragrante foi possível após a equipe de fiscalização localizar o desmatamento em um sobrevoo de rotina. Ao retornar pela via terrestre para averiguar a situação junto da Guarda Ambiental, também foram encontradas gaiolas e armadilhas, indicando caça, que também é uma atividade ilegal no município.

São Bernardo vem enrijecendo a fiscalização em áreas de proteção desde 2017, após uma ação junto ao Ministério Público (MP), na qual foram barradas construções de novas moradias irregulares na região. Desde então, outras as atividades irregulares passaram a ser descobertas, por meio de denúncias e aumento na fiscalização.

A Guarda Ambiental e a Prefeitura continuam contando com a colaboração da população no combate ao desmatamento e à caça e guarda ilegal de animais silvestres. Para denunciar quaisquer ações desse tipo, basta ligar para a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do número 153. Não é necessário se identificar.

Crédito: Divulgação

Comente aqui