Data: 13/09/2019 17:01 / Autor: Kati Dias / Fonte: PMSBC

Educadores de São Bernardo participam da Semana de Educação

Com abertura na segunda-feira (16/09), evento contará com 154 trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelos profissionais da Educação apresentados nos seguintes formatos: mostras, oficinas


Congresso Educação
Congresso Educação

Crédito: Omar Matsumoto

Com a finalidade de compartilhar e socializar as boas práticas em sala de aula para os 7.500 profissionais da rede municipal, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Educação, promove a Semana de Educação. O evento ocorrerá de 16 a 21 de setembro no Cenforpe (Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto).

Na ocasião haverá 154 trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelos profissionais da Educação apresentados nos seguintes formatos: pesquisas acadêmicas, mostras, oficinas e trocas de experiências. A abertura será na segunda (16/09), às 19h30, com a palestra “Estimulando o desenvolvimento integral do estudante e potencializando a construção do conhecimento”, com a psicopedagoga Anita Lilian Zuppo Abed. O evento terá a presença de todos os profissionais da Educação, que participarão em forma de rodízio.

Para a titular da Pasta, Sílvia Donnini, a Semana da Educação é o ápice formativo da Secretaria. “É o momento que os educadores submetem suas práticas pedagógicas que impactam a aprendizagem dos alunos e compartilham com toda a rede municipal. Este evento cumpre um dos objetivos traçados por esta Pasta que é a rede formar a própria rede”, disse.

Entre os temas abordados no evento estará o projeto “Caixa de Jogos Viajante”, da professora Rita de Cássia dos Santos, da EMEB Alfredo Scarpelli, da região do Alvarenga. A iniciativa tem o objetivo de promover a aprendizagem da Matemática de forma lúdica, rompendo com o ensino tradicional, no qual os alunos resolvem listas de algoritmos de forma passiva e muitas vezes sem compreender seus conceitos. Em sua apresentação, a educadora apresentará as estratégias desenvolvidas para envolver os alunos na troca de experiências, a ser realizada em 17/09, das 8h30 às 10h e das 13h30 às 15h.

Outra oficina a ser apresentada será a de “Leitura para Bebês”, apresentada pela educadora Aline Soares de Lima, da Midioteca Pedagógica. Ela ministrará uma oficina prática sobre literatura para bebês, gêneros literários e a possibilidade de leitura para crianças de 0 a 6 anos, no dia 18/09, das 8h30 às 10h, na Midioteca do Cenforpe.

APRENDIZAGEM CRIATIVA – Referência em incluir a “Aprendizagem Criativa e Educação Maker” na rede Municipal, a cidade de São Bernardo também será a anfitriã da 2ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa a partir desta quarta-feira (18/09). O evento ocorrerá concomitantemente com a Semana Municipal de Educação até o sábado (21/09).

Comente aqui