Data: 26/11/2021 17:01 / Autor: Redação / Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Diretoria de Ensino de São Bernardo realiza feira de profissões para estudantes da região

Ação em parceira com o projeto Borboleta da USP acontece dia 30 na sede da DE


Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Crédito: PRCEU - USP

No próximo dia 30, a Diretoria de Ensino (DE) de São Bernardo do Campo realiza uma feira de profissões em sua sede.

A ideia é auxiliar os estudantes que irão prestar o vestibular ou que ainda procuram um direcionamento para escolher uma carreira profissional. O evento contará com exposições feitas por alunos da Universidade de São Paulo (USP), através do Projeto Borboleta, e palestras interativas. Na ocasião os estudantes da rede estadual poderão tirar suas dúvidas sobre universidades federais, estaduais, privadas e como atuam. 

Por conta da pandemia, e respeitando os protocolos, as escolas da região serão representadas por dois alunos gremistas de cada unidade e o professor do Projeto de Vida. Ao todo, 81 escolas participarão em dois blocos, manhã e tarde, para evitar aglomerações.

Posteriormente, será disponibilizado um documentário, que ficará na pasta do grêmio, no site da DE, contendo a cobertura do evento e as palestras dos especialistas. Assim todos os alunos das escolas estaduais de São Bernardo do Campo terão acesso aos conteúdos apresentados. 

“Com um projeto de vida bem planejado o aluno terá uma chance maior de se realizar profissionalmente e nesse caminho, as informações e palestras que receberão com quem já está na universidade e com quem já está formado, farão a diferença entre uma escolha correta ou não”, afirma a professora Vanderlete Correra, Dirigente de Ensino de São Bernardo do Campo

Parceira com Projeto Borboleta - USP

O Projeto Borboleta surgiu em 2016, quando universitários da Universidade de São Paulo - USP, fizeram palestras em algumas escolas públicas de Ribeirão Preto, e ao conversar com os alunos, perceberam que muitos não sabiam o que era uma universidade pública e, portanto, desconheciam quais as vantagens de ingressar neste tipo de universidade. Pensando nisso, os universitários decidiram contribuir com a sociedade por meio da informação, da motivação, das palestras informacionais, das feiras de profissões e, até mesmo, por meio de algumas visitas ao campus da USP mais próxima. 

“Acreditamos que a ação a ser realizada na Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo será uma ótima forma de conectarmos os estudantes com os universitários, mostrando o poder da informação sobre suas decisões em relação ao ensino superior e ao mercado de trabalho. Nossa expectativa é conseguir atingir todos os participantes presentes na feira de profissões e, em 2022, darmos início a essas palestras em cada unidade escolar da Diretoria de Ensino de SBC”, relata Adeilton Torres, professor idealizador do projeto.

Comente aqui