Data: 31/03/2020 16:56 / Autor: Daniel Macário / Fonte: Secom/PMSBC

Covid-19: São Bernardo reforça atendimento à população em situação de rua

Por meio da Secretaria de Assistência Social, Administração municipal ampliará atuação de equipes do Centro Pop e reforçará ambientes para higiene


Prefeitura de São Bernardo reforça atendimento à população em situação de rua durante pandemia do coronavírus
Prefeitura de São Bernardo reforça atendimento à população em situação de rua durante pandemia do coronavírus

Crédito: Divulgação/PMSBC

Diante da pandemia do coronavírus em todo o País, a Prefeitura de São Bernardo decidiu nesta segunda-feira (30/03) aprimorar o atendimento destinado à população em situação de rua do município. Por meio de ações desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social, equipamentos que promovem o acolhimento dessas pessoas passarão a reforçar a atuação de seus profissionais, assim como promoverão a instalação de novos espaços para pernoite e higienização dos moradores acolhidos. A medida integra série de ações tomadas pelo Comitê de Combate ao Coronavírus para combater a disseminação do Covid-19.

Entre as medidas anunciada está a construção de um espaço provisório na região central da cidade para atender 40 moradores em situação de rua. Paralelo a isso, a Administração realocou a população de rua idosa em dois novos quartos com banheiros exclusivos, em recém espaço construído na Casa de Passagem de São Bernardo.

Conforme decreto publicado pela Prefeitura, em edição especial do Notícias do Município, o Centro Pop, responsável por atender e acompanhar as pessoas em situação de rua, buscando o desenvolvimento de sociabilidade, passará a partir do dia 4 de abril a disponibilizar aos sábados e domingos, das 8h às 13h, o uso de mais dois banheiros aos moradores em situação de rua, com objetivo de garantir a sua higienização.

O Centro Pop passará ainda, a partir desta semana, a atender moradores em situação de rua com nova disposição em suas instalações, de modo a garantir que as pessoas fiquem acomodadas em local com ampla ventilação, distribuindo os assentos com a distância mínima de um metro. O espaço contará ainda com espaço para higienização pessoal, lavagem de roupas e insumos como álcool gel e sabonete, além de outros itens de higiene e descartáveis em fase de compra.

Todos os moradores atendidos pelo serviço, seguirão sendo encaminhados para a Casa de Passagem, responsável pela oferta de acolhimento noturno a esta população. O local oferta diariamente 150 vagas de acolhimento imediato e emergencial, sendo 130 masculinas e 20 femininas. Além de acolher essa população, o espaço fornece café da manhã, almoço e jantar, além de oferta do serviço de Centro de Convivência, com estrutura para higienização pessoal e lavagem de roupas. A média de atendimento de pernoite é de 80 pessoas, redistribuídas de forma a garantir a distância mínima indicada pela Vigilância Sanitária.

"Nossa rede tem contado com atenção redobrada do Serviço Especializado de Abordagem Social que é destinado a atender adultos e idosos que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência. Neste momento, intensificamos as abordagens nos territórios com maior incidência de pessoas em situação de rua com a oferta de atendimento/encaminhamento à rede de serviços e orientações referente higienização, sintomas da doença e como acessar a rede de Saúde", destacou o secretário de Assistência Social, Carlos Romero.

REFORÇO - Os cuidados em relação a limpeza da unidade também foram intensificados, as cadeiras e camas dispostas com a distância indicada de 1 metro. Em parceria com a Atenção Básica, equipes da Saúde também tem comparecido ao local para promover orientações de higiene junto a população em situação de rua. Adequações na estrutura física também foram providenciadas, como a instalação de pias na entrada do serviço, para que os usuários possam lavar as mãos antes de adentrar o espaço.

VACINAÇÃO - Entre os dias 26 e 27 de março, a Secretaria de Saúde promoveu a vacinação contra o vírus da Influenza em pessoas em situação de rua de São Bernardo em diversos pontos de aglomeração deste público.

Crédito: Divulgação/PMSBC

Comente aqui