Data: 11/06/2019 09:45 / Autor: Redação / Fonte: PMSBC

Contagem regressiva para a entrega do Viaduto da Praça dos Bombeiros

Prefeitura de São Bernardo oficializa entrega do Viaduto da Praça dos Bombeiros em 80 dias


Contagem regressiva para entrega do elevado, localizado no Jardim Irajá, foi anunciada nesta segunda-feira pelo prefeito Orlando Morando
Contagem regressiva para entrega do elevado, localizado no Jardim Irajá, foi anunciada nesta segunda-feira pelo prefeito Orlando Morando

Crédito: Ricardo Cassin/PMSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, deu início nesta segunda-feira (10/6) à contagem regressiva para a entrega do Viaduto da Praça dos Bombeiros, no Jardim Irajá. Em ato realizado no canteiro de obras do elevado, o chefe do Executivo marcou para o dia 29 de agosto, ou seja, dentro de 80 dias, a entrega do viário que ligará as avenidas Rotary e Luiz Pequini, aliviando o fluxo de veículos que circulam no sistema viário da região, que dá acesso a cinco avenidas ramificadas da cidade.

“Quando assumimos a gestão essa obra contava com apenas duas vigas. Estava totalmente abandonada. Depois de um esforço conjunto da administração municipal, não apenas conseguimos retomar a construção do elevado como já atingimos”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Orçado em R$ 81,5 milhões, o projeto do Viaduto da Praça dos Bombeiros foi abandonado em 2015, após exaurir repasses de aproximadamente R$ 42,4 milhões da União. Hoje, 75% de execução dos serviços foram executados, com a parte de concreto praticamente finalizado. A continuidade da construção foi viabilizada pela atual gestão por empréstimo internacional, via

Corporação Andina de Fomento (CAF). Atualmente, 150 pessoas trabalham na execução da obra.

Quando concluído, o elevado terá extensão de 330 metros e quatro faixas de rolamento, sendo duas para cada pista, privilegiando a passagem do transporte público e fazendo a conexão com os futuros corredores exclusivos em obras na cidade.

“Com a abertura do Viaduto, vamos reduzir os transtornos provocados nessa região, principalmente, para os motoristas que seguem em direção as avenidas Rotary, Luiz Pequini, Prestes Maia, e a Rua Tiradentes”, explicou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.

MOBILIDADE URBANA – Além de beneficiar motoristas que trafegam pelo viário da cidade, a entrega da obra acabará ainda com cenário de abandono enfrentado por moradores  que, durante a paralisação da obra, sofreram com o abandono de vigas e demais.

REVITALIZAÇÃO – Para mudar este cenário, além da entrega do elevado, a Prefeitura de São Bernardo anunciou, no último domingo, a revitalização da Praça Francisco Correia Lourenço, por meio do Programa Praça-Parque. A área verde, localizada no entorno do futuro viaduto, foi um dos locais mais penalizados pelas obras paralisadas pela gestão anterior.

Com o anúncio da revitalização, a praça passará por amplo processo de melhorias com reforma da quadra, recuperação da arquibancada, implantação de playground, de área de convívio com bancos e mesas, pista de caminhada, espaço pet com equipamentos, academia ao ar livre, paisagismo e nova iluminação. A previsão para conclusão da obra é de até 150 dias.

Comente aqui