Data: 31/07/2015 13:47 / Autor: Vladimir Ribeiro / Fonte: PMSBC

Com cerca de 250 animais, Zoo de São Bernardo é opção de lazer

Zoológico conta com 65 espécies diferentes, todas de origem brasileira, 70% da Mata Atlântica


Zoológico de São Bernardo é opção de lazer
Zoológico de São Bernardo é opção de lazer

Crédito: Nilson Sandre

Atualmente, o Zoológico do Parque Natural Municipal Estoril, em São Bernardo, conta com cerca 250 animais, de 65 espécies diferentes, todas de origem brasileira, sendo 70% deles da Mata Atlântica. Entre as espécies estão anta, macaco prego, mão pelada, irara, araras, papagaios, tucanos, jacaré, cobras, corujas e a jaguatirica, a mascote do zoo, escolhida pelos alunos da rede municipal de educação em um concurso.

Gabriela Priolli de Oliveira, diretora da Secretaria de Gestão Ambiental da Prefeitura, destacou que cuidar de animais da Mata Atlântica é o foco e o grande diferencial do zoo da cidade. “Essa é uma área rica em quantidade e diversidade de espécies animais e vegetais. Além disso, temos uma proposta de caráter educativo e de preservação ambiental, chamando a atenção dos visitantes para os animais da nossa região, do nosso bioma e para a necessidade de preservá-los”, destacou.

 Mensalmente são realizadas atividades de caráter educativo envolvendo os visitantes. “A ideia é sensibilizar e conscientizar jovens e crianças sobre a fauna silvestre, a importância dos animais na natureza e sua preservação nos habitats naturais”, explicou a diretora.

 Entre as atividades educativas estão as visitas monitoradas, voltadas aos alunos da rede municipal de ensino. Outra atividade, a ‘Animais que nos apavoram’, busca acabar com preconceitos envolvendo os animais considerados perigosos e que a maioria das pessoas tem medo. Já a ‘Visite a cozinha do zoo’, é uma oficina na qual os participantes conhecem os hábitos alimentares dos animais, ajudam a preparar a alimentação e acompanham a distribuição nos recintos.

Em 2014, o Zoológico recebeu cerca de 150 animais provenientes de apreensões feitas pela fiscalização ambiental. No zoo, eles passaram por um processo de recuperação para serem devolvidos a seu habitat natural. No mesmo período, cerca de 500 aves ficaram temporariamente no zoológico sendo, posteriormente, encaminhadas para o Parque Ecológico do Tietê e devolvidas à natureza.

SERVIÇO - O Zoológico fica no Parque Natural Municipal Estoril - Rua Portugal, 1100, Riacho Grande - e funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h.

Comente aqui